quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Cacique Aritana Yawalapiti, uma das lideranças indígenas mais influentes do Brasil, morreu vítima da Covid-19, nesta quarta-feira (5) o5/08/2020.

Aritana assumiu a liderança dos Yawalapiti na década de 1980, aos 19 anos, antes da criação do Parque Indígena do Xingu.
.
“Aritana Yawalapiti tinha 71 anos e foi uma das maiores e mais antigas lideranças do Alto Xingu. Ele era um dos últimos falantes do idioma tradicional de seu povo, o yawalapiti, mesmo nome da etnia. Além de guardar a memória de sua língua natural, Aritana também falava português e outros quatro idiomas tradicionais indígenas”, disse a família do cacique em nota.
.
“Era um grande defensor da luta pela preservação e perpetuação da cultura de seu povo para as novas gerações, e constantemente denunciou os efeitos do desmatamento no entorno de seu território, como a extinção de peixes dos rios e a contaminação das águas.”
.
"Quando morre um cacique, a comunidade perde um líder. Quando morre um mestre e um ancião, é um livro cheio de informações que se fecha para sempre" - neto do cacique Raoni Metuktire, Patxon Metuktire
.
“É um dia escuro, um dia de luto pela humanidade, outra figura imensa da luta indígena se extingue com o desaparecimento do cacique Aritana (…) considerado a mais alta autoridade do Alto Xingu”, lamentou a ONG francesa Planete Amazone em nota.
.
fontes: Estadão e Istoé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário