sábado, 11 de julho de 2020

AS 700 ESPOSAS E 300 CONCUBINAS DE SALOMÃO.

Quando se trata do assunto de poligamia, alguns estudiosos da Bíblia alegam que a poligamia foi tolerada pelo Deus Javé dos hebreus no tempo dos Patriarcas, antes da instituição dos Dez Mandamentos. Essa alegação está errada. Primeiro porque os Dez Mandamentos foram elaborados depois do ano 900 a.C. e próximo do ano 700 a.C. sendo que os escribas basearam-se no “Livro dos Morros do Antigo Egito”, um código moral dos egípcios que governaram a região ininterruptamente dede 1550 a.C. até por volta de 580 a.C. Além do mais os Dez Mandamentos não abolem a poligamia. Pela própria Bíblia vemos que a pratica da poligamia nuca acabou e até no primeiro século de nossa era ela ainda era praticado por pessoas influentes como o próprio rei Herodes o Grande (73 a.C.- 4 d.C.), o escritor judeu e fariseu, Flávio Josefo (37-100 d.C.) e muitos outros.
O rei Salomão (970-930 a.C), foi o mais célebre e famoso rei israelita de toda a história, tendo casado com uma princesa egípcia cujo nome não é mencionado na Bíblia e nem o nome do faraó, seu pai.
1 Reis 3: 1 – Salomão tornou-se genro do Faraó, rei do Egito; tomou por esposa a fila do Faraó e introduziu-a na Cidade de Davi, até que acabasse de construir o seu palácio, o Templo de Iaweh e as muralhas em torno de Jerusalém.
Ela deve ter sido a esposa favorita de Salomão. Na Bíblia conta que o faraó deu para sua filha, de presente de casamento, a cidade de Gezer que ele havia tomado dos cananeus. Salomão também construiu para ela uma casa semelhante a Sala do Trono (I Reis, 7: 8) para onde ela se mudou (I Reis 9: 24).
1 Reis 11: 1 – Além da filha do Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2 – pertencentes às nações das quais Iahweh dissera aos israelitas: “Vós não entreis em contato com eles e eles não entrarão em contato convosco; pois, certamente, eles desviariam vossos corações para seus deuses.” Mas Salomão se ligou a elas por amor, 3 – teve setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas, e suas mulheres desviaram seu coração. 4 – Quando ficou velho, suas mulheres desviaram seu coração para outros deuses e seu coração não foi mais todo de Iahweh seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. 5 – Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios e a Macam, a abominação dos amonitas. 6 – Fez o mal aos olhos de Iahweh e não lhe foi fiel plenamente, como seu pai Davi. 7 – Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, a abominação de Moab, na montanha a leste de Jerusalém, e para Moloc, a abominação dos amonitas. 8 – Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, que ofereciam incenso e sacrifícios a seus deuses.
Embora Deus tenha aparecido, por duas vezes, pessoalmente para Salomão e o exortado a não seguir deuses estrangeiros, Salomão não o obedeceu e em vista disso:
1 Reis: 11: 11- Então Iahweh disse a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste minha aliança e as prescrições que te dei, vou tirar-te o reino e dá-lo a um de teus servos.
E isso realmente aconteceu. Depois da morte de Salomão, as dez tribos do norte, escolheram como seu rei a Jeroboão, filho de Nebate, um efraimita e administrador hábil das coisas de Salomão.
O Deus Javé nunca condenou Salomão por ter tido mil mulheres mas sim pelo fato de ter adorado os deuses dessas muitas mulheres. Então ter muitas mulheres não era pecado nem transgressão às leis divinas. Apenas adorar outros deuses que não fosse o Deus Javé, é que era um crime.
Não há nenhum registro na Bíblia que Deus tenha instituído a poligamia assim como mão há nenhum registro que a tenha abolido. Então para o Deus Javé pouco importava quantas mulheres cada homem tinha. A única importância par Deus é que ele tivesse só um único Deus, ele Javé.
É sabido que, assim como não foi Deus que instituiu a poligamia não foi Deus que q aboliu. Foram os próprios homens que a criaram que e a revogaram. E isso aconteceu na Roma pagã, quando o senado romano percebeu que era muito difícil conciliar as constantes desavenças familiares tanto na parte afetiva como na parte econômica e financeira. Então para a felicidade geral de todos os romanos, o senado resolveu abolir a poligamia. Como Roma dominava todo o mundo, de Portugal a Pérsia, da Inglaterra ao Norte da África, suas leis passaram a valer para todo o império. Conseqüentemente os judeus que eram dominados pelos romanos e mais tarde os cristão tiveram que se sujeitar as leis romanas.
A Bíblia não menciona nomes das mulheres de Salomão. Parece que o nome de mulheres não era coisa importante. Só diz que uma era filha de faraó do Egito e outra era a rainha de Sabá. Mas a tradição dá nome para elas:
Dependendo dos estudos o nome do faraó, pai da esposa de Salomão, seria Maaman ou Siamon. Não há nenhum faraó com nome de Maaman nas XXI e XXII dinastias do Egito. Os faraós que reinaram no tempo de Salomão foram: da XXI dinastia: Siamon (974-869 a.C.) e Psusenes II (959-945 a.C.) da XXII dinastia: Shoshenk I (945-924 a.C.) e Osorkon (924-890 a.C.). Alguns estudiosos acham que o sogro de Salomão seria Psusenés II, último rei da XXI Dinastia, e o nome da filha do faraó seria Anelise.
Também a Bíblia não menciona o nome da Rainha de Sabá, mas a tradição conta que ela se chamava Makeda e que teve um filho com. Salomão. O filho se chamou Menelik, e foi o primeiro imperador da Etiópia. Essa história esta no livro etíope “Kebra Nagast”.
O único filho conhecido de Salomão e mencionado na Bíblia se chamava Roboão (973-915 a.C.) e reino de 932 a 915 a.C. e era filho de Naamá, uma amonita. Essa seria a quinta mulher estrangeira de genealogia de Jesus, se seguirmos a linhagem de Salomão. Além desse único filho de Salomão mencionado na Bíblia, são mencionadas ainda duas filhas: Tabaat e Besemat.
1 Reis 4: 7 – Salomão tinha doze prefeitos sobre todo Israel, que proviam o rei e sua casa; cada um cuidava do abastecimento durante um mês do ano. 8 – Eis os seus nomes: Filho de Hur, na montanha de Efraim. ...
1 Reis 4: 11 – Filho de Abinadab: todo o distrito de Dor. Era casado com Tabaat, filha de Salomão.
1 Reis 4: 15 – Aquimeás em Neftali, que também se casou com uma filha de Saolmão, de nome Besemat.
Fica bem difícil entender ou aceitar que Salomão tenha tido 700 esposas legítimas e mais 300 concubinas. Para atender todas essas mulheres, se ele se relacionasse com uma mulher por dia, levaria 2 anos e 9 meses para passar por todas suas mulheres. Se ele tivesse duas mulheres por dia todos os dias, seria um ano e nove meses para ter todas as mulheres. Se ele ficasse com 3 mulheres por dia ele precisaria 11 messes e alguns dias. Já com 4 mulheres por dia,ele atenderia todas as mulheres em 8 meses e meio. Bem se ele ficassem com 10 mulheres por dia, ele precisaria de 4 meses e 10 dias. Mas se ele quisesse satisfazer todas as mulheres ao menos uma vez por mês, ele teria que fazer sexo ao menos com 33 mulheres por dia. Isso corresponderia a fazer sexo a cada 43 minutos, 24 horas por dia, sem intervalos para refeições nem dormir. Finalmente para satisfazer cada mulher uma vez por semana, ele precisaria fazer sexo com 142 mulheres por dia, ou seja uma mulher a cada 10 minutos 24 horas por dia. Por esse motivo imagina-se que o numero de “mil mulheres” seria um número alegórico que poderia significar “muitas mulheres”, mas jamais o número mencionado na Bíblia.
FONTES:
Bíblia de Jerusalém – E. Paulus, São Paulo-SP, 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário