JACKSON, 100 ANOS DE RÍTMOS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO
PROFESSOR: JUAREZ RIBEIRO DE ARAÚJO
Serra Branca –
PB
2019
JUAREZ RIBEIRO DE ARAÚJO
HISTÓRIA
JACKSON, 100 ANOS DE RÍTIMOS
DESCRITORES ENVOLVIDOS
· Língua
Portuguesa: D02 – D05 – D24 – D26.
· Matemática: D02
– D10 – D24 – D75.
Serra Branca - PB
2019.
SUMÁRIO
6. REFERÊNCIAS:
7. ANEXOS:
O projeto ora apresentado visa desenvolver ações dinâmicas e
diferenciadas para o ensino do componente história, em especial ações que
possam ser desenvolvidas de forma interdisciplinar e contextualizadas com o
Projeto de Intervenção Pedagógica da escola. Neste sentido, no ano letivo 2019,
buscaremos aliar o ensino de história ao PIP da Escola Senador José Gaudêncio
da Cidade de Serra Branca/PB, que tem por proposta desenvolver ações alusivas
ao centenário de Jackson do Pandeiro, através do estudo histórico de sua música
e musicalidade, aliando o ensino da história com a música e ritmo.
Aliando música ao ensino
de história, pois essa ação pedagógica proporciona o dinamismo do ensino desse
componente curricular pelo fato da música ser um recurso que tem forte presença
na vida dos discentes, apresentam situações e uma linguagem acessível ao seu
mundo e ao seu cotidiano. Sua utilização em sala de aula, e em especial nas
aulas de história com a contextualização da obra de Jackson do Pandeiro,
apresenta grande potencial, mas assim como toda metodologia de ensino ela deve
ser trabalhada corretamente, sob a luz de planejamentos e certas diretrizes,
para não correr o risco de ser usada como mero passatempo. Visto que a música
está presente em todas as culturas e suas formas de manifestações são diversificadas conforme o momento
histórico e o espaço social. Isso só acontece porque a música faz parte da
cultura humana presente nas mais diversas atividades cotidianas. Ela está em
casa, na escola, na rua, na festa, no encontro religioso, no carro, nas
reuniões entre amigos e por vezes no seu trabalho. Assim falar de música é o
mesmo que falar da própria vida. As relações entre a Música e as diversas
disciplinas escolares assumem um papel cada vez mais desafiador, demando a
emergência de novos saberes para aprender como interligar os processos
educacionais com os processos sociais. A aquisição do conhecimento e o aprender
só acontecem da construção a interação, o professor tem que desenvolver
conteúdos significativos e integrar ao trabalho em sala de aula para estimular
situações desafiadoras, que pressupõem interações com os alunos e deles entre
si e com o conhecimento. O ensino escolar requer uma ação pedagógica voltada
para o desenvolvimento integral do aluno, procurando desenvolver cidadãos críticos
que tenham possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la
construtivamente.
Neste sentido o projeto surge
com ações multidisciplinares buscando a construção de estratégias
diversificadas para melhorar e dinamizar o ensino do componente curricular
História, esse projeto firma-se na intenção de a partir de diferentes elementos
da história e de outras áreas do conhecimento propor uma aprendizagem
diferenciada, nesse processo à aprendizagem dos educandos será analisada, como
também verificar como é possível assegurar esse tipo diferenciado de
aprendizagem em consonância com as leis que fundamentam a educação e o ensino
de história. Ao propor esse desafio estarei relacionando o ensino e a
aprendizagem da História á um modo de educar que seja atrativo para o educando
sem deixar de ser contextualizado. Com isso será visto no decorrer do trabalho
novos conceitos e abordagens atinente ao ensino de história objetivando que a
aprendizagem seja significativa para quem á recebe.
Em fim, esperamos contribuir para que nossa escola consiga atingir as
metas estabelecidas, assim como os índices do IDEPB e que com muito empenho,
esperamos envolver o nosso projeto com os demais projetos desenvolvidos na
mesma. Além disso, buscaremos homenagear em nossas atividades o grande artista
paraibano José Gomes Filho, também conhecido como Jackson do Pandeiro,
realizando um amplo debate para a produção musical deste importante artista
paraibano.
Para
desenvolver o nosso projeto, consideramos de fundamental importância para o mesmo,
compreendemos algumas informações referentes ao histórico e aos dados de nossa
escola diante da participação dos exames relacionados ao IDEPB. O projeto tem
por objetivo apresentar a obra de Jackson do Pandeiro aos alunos de nosso
educandário, bem como contribuir com a melhoria dos índices medidores da educação IDEB e IDEB/PB,
através do incentivo ao protagonismo juvenil e formação cidadã, auxiliando na
construção de valores éticos e morais, no sentido de aguçar o senso critico dos
alunos envolvidos na análise da cultura popular de forma contextualizada.
Tabela 1- IDEPB
SOMA – IDEPB
(Ensino Médio 3ª Série)
|
2015
|
2016
|
2017
|
2018
|
Língua
Portuguesa
|
-------
|
--------
|
---------
|
---------
|
Matemática
|
-------
|
--------
|
---------
|
---------
|
Resultado do
IDEPB
|
3,78
|
3,40
|
3,77
|
3,79
|
Sabendo da importância da disciplina de História para o desenvolvimento
do processo de ensino/aprendizagem e vendo que temos que procurar uma metodologia
que possa sempre trazer bons resultados para nossa escola, buscaremos em nosso
projeto, apresentar uma metodologia inovadora, do qual os nossos alunos possam
adquirir conhecimentos em torno de todas as atividades programadas e que possamos
estimular o protagonismo diante das diversas atividades que a escola
desenvolve.
Sendo assim, por meio do nosso projeto, esperamos que nossos alunos
obtenham êxito nas mais variáveis tipos de avaliações adotadas pela escola. Com
isso, esperamos contribuir para que nossa escola consiga superar o índice do
IDEPB.
Através da realização de nosso projeto, buscaremos levar aos alunos, a
capacidade de desenvolver habilidades e competências relacionadas a alguns
descritores relacionados à Língua Portuguesa e a Matemática.
Dessa forma mostraremos os descritores por meio de tabela e para uma
melhor compreensão do nosso trabalho, citaremos algumas informações sobre cada
um deles.
Tabela 2-
Quantidade de descritores que serão trabalhados.
DESCRITORES
|
||||
Língua
Portuguesa
|
D02
|
D05
|
D06
|
D26
|
Matemática
|
D02
|
D10
|
D21
|
D24
|
Na Língua Portuguesa, iremos abordar os seguintes descritores:
D02 - Localizar informações explícitas e inferir informações em
diversos textos.
D05 – Identificar o tema ou assunto do texto
D06- Distinguir fato de opinião relativa ao fato .
D26- Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da
informação na vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
Esperamos que os alunos desenvolvam habilidades em identificar
informações que muitas vezes são apresentadas de forma explicita, desenvolvendo
a capacidade de identificar a tese e o gênero de cada texto apresentado nas
aulas, fazendo com que os mesmos consigam localizar os efeitos de sentidos gerados
através do uso de pontuação e outras notações.
Já na Matemática pretendemos abordar os seguintes descritores:
D03- Resolver situações-problema que envolve operações com números
reais.
D10- Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos.
D21 – Efetuar cálculos com números irracionais, utilizando suas
propriedades.
D24 - Resolver problemas envolvendo cálculos de probabilidade de
ocorrência de um evento.
Na área da Matemática, iremos desenvolver
atividades que levem o alunado a desenvolver a habilidade de leitura e
interpretação de sentenças matemáticas, além de desenvolver a competência de
interpretar gráficos e tabelas, para resolução de problemas.
2. JUSTIFICATIVA:
Na busca pela melhoria do
processo de ensino/aprendizagem do componente curricular história, o universo
dos discentes deve ser incluído no planejamento do profissional de educação,
pois quando o conteúdo a ser abordado nas disciplinas se distancia demais do
seu “mundo” ocasiona muitas vezes em perda de interesse na matéria ou no
assunto, prejudicando o processo de ensino e aprendizagem.
No caso da disciplina de História, por
exemplo, o professor deve sempre fazer a ponte entre os fatos passados e o
momento contemporâneo, conectando-os, estabelecendo pontes, continuidades e
descontinuidade, abrindo leques para a percepção do aluno no que se refere a
construções históricas, e guia-los no sentido de promover desconstruções de
preconceitos historicamente construídos. A avalanche de sons e imagens que
invadem o cotidiano das novas gerações deve ser visto como uma oportunidade
pelo professor de história, onde o mesmo deve procurar se adequar as novas
subjetividades, aos novos dinamismos. Com base em Xavier:
Não se trata de formar
pequenos historiadores, ou que estes estejam a par das discursões
historiográficas, mas de instigar, através do ensino de História, uma prática
que, segundo Rusen: “Permita ao indivíduo a indagação sobre o passado deforma
que a resposta lhe faça algum sentido no presente e que de alguma maneira esse
sujeito encontre uma orientação histórica para a sua vida cotidiana”.(XAVIER,
2010, p. 1101).
A música é um recurso que
tem forte presença na vida dos discentes, apresentam situações e uma linguagem
acessível ao seu mundo e ao seu cotidiano. Sua utilização em sala de aula, e em
especial nas aulas de história, apresenta grande potencial, mas assim como toda
metodologia de ensino ela deve ser trabalhada corretamente, sob a luz de
planejamentos e certas diretrizes, para não correr o risco de ser usada como
mero passatempo.
Na proposta aqui
apresentada, focamos em trabalhar a música como fonte e documento, referente ao
centenário de Jackson do Pandeiro apresentando algumas canções feitas por estes
renomado artista paraibano e a sua influencia na música nacional. Como bem nos
incita Marc Bloch: “Tudo que o homem diz ou escreve, tudo que fabrica, tudo o
que toca pode e deve informar sobre ele” (BLOCH, 2001, p. 79), levando a
perspectiva de que tudo pode ser uma fonte histórica, dependendo da questão que
levantarmos, e de promovermos um método apropriado no seu trato. Isto promove o
desenvolvimento de um senso crítico no aluno, fazendo-o perceber que as fontes não
devem ser encaras como verdades absolutas, mas que estão sujeitas a serem construídas
sob determinadas intencionalidades.
Por fim, é importante
ressaltar que o professor deve ajudar o seu aluno a desenvolver habilidades de
interpretação, levando-os a criticar e a historicizar as fontes que forem
analisadas. Esclarecer de forma didática que a história é uma representação
social, e que a análise da sua escrita, da sua função e dos seus fatos varia de
tempo para tempo, de lugar para lugar, de sociedade para sociedade, de grupo
para grupo e de indivíduo para indivíduo, ressaltando as devidas articulações
existentes.
Nosso projeto também
surgiu da ideia de trazer para nossa escola, um pouco da vida e obra do saudoso
Jackson do Pandeiro, aproveitando que nesse ano de 2019, é comemorado o
centenário desse grande artista paraibano.
3. OBJETIVOS:
Com base na proposta que nos
levaram ao desenvolvimento de nosso projeto, apresentaremos a seguir, através
do objetivo geral e dos específicos, tudo que pretendemos realizar e também os
resultados que queremos alcançar.
3.1 GERAL:
- Utilizara obra de Jackson do Pandeiro, para contextualizar o ensino de história afim de despertar nos educando interesse pela matéria e a curiosidade própria que todo estudante de história possui, desenvolvendo um senso crítico, habilidades no trato de fontes, abstrações, diferenciações, confrontações e percepções de realidades, é todo um cabedal que pode ser obtido através dessa proposta.
3.2 ESPECÍFICOS:
- Promover a consciência da cidadania aos alunos;
- Estreitar as relações dos alunos com a pesquisa cientifica;
- Promover debates orais e pesquisas sobre o assunto;
- Aguçar o espírito do educando para crítica e autocrítica;
- Ensinar o educando a construir a cidadania;
- Contextualizar o ensino de história coma realidade do semiárido em especial a obra de Jackson do Pandeiro;
- Melhor os índices de IDEB e IDEB/PB no educandário.
- 4. DESENVOLVIMENTO:
As atividades do projeto serão
desenvolvidas pelo componente curricular história buscando sempre a melhoria
dos indicadores educacionais (IDEB e IDEB/PB), trabalharemos de forma enfática
com os componentes curriculares língua portuguesa través da construção de
textos, da leitura das músicas, do componente matemática no sentido de cálculos
com custos, despesas, cronologia, dados estatísticos. Buscando parceria ainda
com artes na oficina de desenho e caricatura, sociologia para a formação cidadã
e história para a compreensão dos contextos históricos. A avaliação será
processada continuamente e no final será através de um seminário em cada turma,
onde será socializada toda experiência em sala de aula.
- Será realizada uma exposição “Jackson, 100 anos e Ritmos” com a exposição de todos os painéis estudados, desenvolvidos e apresentados pelas turmas de 3º ano do ensino médio, no pátio da escola;
- Serão convidadas autoridades da educação , todas comunidades escolares, pais de alunos, comunidade, mídia (Radio, blog’s etc..) outras escolas para socialização dos painéis;
- Serão apresentadas músicas da época, poesias, homenagens por alunos da escola, devendo ser envolvidos todos os alunos da escola.
A seguir apresentaremos
passo a passo a metodologia do nosso projeto, além de algumas informações que
achamos fundamentais para um melhor entendimento do mesmo.
4.1 METODOLOGIA:
Optamos em desenvolver
uma metodologia dinâmica, da qual, pudéssemos utilizar alguns materiais diversos
para a construção de charges, cartazes, releitura de músicas para abordarmos
conteúdos de história e a música de Jackson do Pandeiro, com isso como uma
estratégia para trabalhar os conteúdos programados para este ano letivo,
buscamos otimizar o ensino de história. Assim, procuramos estimular a criação e
imaginação, concentração, auxiliando os alunos sempre que possível durante as
atividades desenvolvidas à construção de seus conhecimentos históricos e
culturais, visando explorar conteúdos vistos em sala de aula por meio de atividades
lúdicas.
Não podemos deixar de
ressaltar que com base no centenário de Jackson do Pandeiro, nossa escola
realiza ações que homenageiam esse grande musico paraibano. Dessa forma, nosso
projeto busca contribuir com as ações que estão sendo realizadas em nossa
escola. Buscando trazer um pouco da história do saudoso Jackson do Pandeiro.
Dessa forma os alunos já estão tendo a oportunidade de estudar os conteúdos da
disciplina de história de maneira prática e contextualizada conhecendo e ouvindo
o som de várias músicas desse grande musico paraibano.Assim ao longo dos três
primeiros bimestre, iremos realizar em nosso projeto uma aula semanal de acordo
com a seguinte metodologia:
- Aulas expositivas;
- Pesquisa bibliográfica;
- Praticas de cine-clubismo;
- Construção de blog’s;
- Aulas com celulares;
- Oficina de caricaturas e desenhos;
- Entrevistas radiofônicas;
- Construção de mural;
- Concurso de fotografias.
- Leitura de músicas;
- Apresentação de Seminários
ESTRATÉGIAS E AÇÕES
As estratégias do projeto serão
desenvolvidas no período que compreende o primeiro, segundo e terceiro bimestre
para execução das ações, e no início do quarto bimestre daremos alem da
socialização das atividades junto a comunidade local, o processo de avaliação
sobre o processo de ensino/aprendizagem.
- Realizar parcerias com os professores de Arte, Sociologia, Português, Literatura, Informática e orientadora educacional para apoio no desenvolvimento do Projeto;
- Ouvir e debater musica de Jackson do Pandeiro;
- Falar sobre a cultura local;
- Entender conceitos do ritmo de Jackson do Pandeiro;
- Participação de debates em emissoras de radiofônicas locais;
- Falar sobre nacionalismo, e outras formas de extremismo da história.
4.2 RECURSOS DIDÁTICOS:
Com base em nossa metodologia, iremos utilizar os
seguintes recursos didáticos:
· Caixa de som;
· Cola;
· Lápis de cor;
· Computador;
· Datashow;
· Eva;
· Internet;
· Lousa;
· Microfone;
· Pincel;
· Régua;
· Celulares;
· Cartolina.
4.3 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Em nosso projeto, pretendemos abordar em nossas
atividades diversos conteúdos que possam reforçar o aprendizado dos nossos
alunos e o conhecimento prévio dos mesmos. Dessa forma, como a turma envolvida
faz parte do terceiro ano do Ensino Médio abordaremos os seguintes conteúdos:
· Cultura e aculturação;
· Cidadania;
· Globalização;
5. CRONOGRAMA:
O nosso projeto será desenvolvido nos três
primeiros bimestres. Dessa forma, o mesmo apresentara quatro etapas. Assim,
vamos descrever no cronograma abaixo, os tempos para a realização do nosso
projeto.
ETAPAS
|
2018
|
||||||
1º Bimestre
|
2ºBimestre
|
3ºBimestre
|
|||||
1. Elaboração de
Projeto
|
x
|
x
|
|
|
|
|
|
2. Apresentação do projeto de Intervenção à escola
|
x
|
x
|
|
|
|
|
|
3. Execução das atividades
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
|
4. Escrita do Relatório
|
|
|
|
|
x
|
x
|
|
5. Socialização dos Resultados
|
|
|
|
|
x
|
x
|
6 – REFERÊNCIAS:
BLOCH, Marc. Apologia da História ou ofício do
historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2011.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história:
fundamentos e métodos. – 4. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
JACKSON
DO PANDEIRO. Sebastiana. Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/jackson-do-pandeiro/401580/,
Acesso em: 05 de abril de 2019.
JUNIOR, Cartelll Roberto. Temas e linguagens da
história: ferramentas para sala de aula no ensino médio. – São Paulo:
Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e Música:
canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, vol.
20, nº 30. Dossiê: Brasil, Brasis, 2000.
MOREIRA, Ana Paula; SANTOS, Halinna; COELHO, S. Irene. A
música na sala de aula – a música como
recurso didático. UNISANTA Humanitas – p. 41-61; Vol. 3 nº 1, 2014.
MOURA,
Fernando; VICENTE, Antonio. Jackson do
Pandeiro: o rei do ritmo - São Paulo: Editora 34, 2001.
NAPOLITANO, Marcos Francisco D’Eugenio. História e
Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NATIVIDADE, Nilva Terezinha da; SILVA, Nilzete de Castro;
COSTA, Renilva dos Santos; LIMA, Rita de Souza Almeida; DANIEL, Ruti Maria
Falqueto. Música em sala de aula. Brasília, 2005.
TV
CULTURA. MOSAICOS "A ARTE DE JACKSON DO PANDEIRO" - TV CULTURA. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=52&v=kOxE_1pXiDU. Acesso em 13 de maio de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário