sábado, 3 de agosto de 2019

🎷 3 de agosto - Dia Mundial do Blues 2019 ▪ Festa Móvel: primeiro sábado de agosto.

🎼 A iniciativa foi do músico Johnny Childs, o nome a frente da New York City Blues Society, uma organização sem fins lucrativos.
🎼 A missão desta data é promover e preservar o rico legado, a tradição e o futuro desta grande forma de arte e linguagem conhecida como Blues.
.....
🎸 O blues é ligado à cultura afro-americana, com laços fortes nos estados norte-americanos do Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia. Eram nesses locais que os escravos negros, levados durante o século XIX, se ocupavam nas plantações de algodão e usavam seu canto para embalar suas jornadas de trabalho, em geral longas e sofridas.
🎹 O termo blues viria como uma definição do sentimento de tristeza que essas pessoas sentiam pelo trabalho forçado e por sua condição de escravos. O ritmo foi, desde o início, caracterizado por suas raízes africanas e seu estilo sensual e vigoroso, que também apresentava letras que tratavam de assuntos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho, entre outros.
🎷 O conceito do blues, entretanto, somente se tornaria mais popular depois que a Guerra Civil Norte-americana (1861-1865) terminou. A primeira parada obrigatória para qualquer pessoa interessada no estudo do blues é o Mississipi. É lá que, reza a tradição, teria surgido a primeira composição típica, bem como seu primeiro idealizador. É claro que há várias versões sobre o assunto a ponto de preencherem as páginas de um livro, mas ater-nos-emos apenas a uma delas.
🎸 A versão em questão, que é a mais difundida nos livros, diz que o primeiro registro oficial data de 1903, quando o compositor, músico e produtor W. C. Handy, que declara a si mesmo como sendo o “pai do blues”, viajava clandestinamente num vagão de trem e observou um homem que tocava violão com um canivete. Desse encontro teria surgido aquela que é considerada a primeira canção de blues da história, St. Louis Blues, que mais tarde chegou a ser gravada por nomes como Louis Armstrong e Glenn Miller.
🎹 Apesar dessa versão, especialistas como Francis Davis no livro The History of the Blues (de 2003) preferem ter a origem do blues como “uma forma ambiental e progressiva e não uma única canção”. Para eles, esse foi o marco inicial para o surgimento da instrumentalização característica das canções de trabalho (work songs, no original).
🎷 Apesar da popularidade de Handy e de seu título de “pai do blues”, o primeiro nome reconhecido como um legítimo representante do ritmo foi o de Charley Patton, em meados da década de 1920. Ele ficou conhecido mundialmente como “o pai do blues do delta”, mais tarde homenageado por nomes do rock como Bob Dylan, em sua canção High Water (For Charley Patton), de seu álbum de 2001, Love and Theft, e a dupla norte-americana The White Stripes, que colocou uma foto do músico no estúdio durante as gravações do álbum Icky Thump, conforme pode ser visto num vídeo disponível no website oficial.
.....
🔎 FONTES:
1. "Segredos e Lendas do Rock" - por Sérgio Pereira Couto. Ed. Universo dos Livros
2. Rodriguezz - para o portal HTForum

Nenhum comentário:

Postar um comentário