sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

18 de janeiro - Dia Estadual da Baía de Guanabara.

"A baía de todos os tráficos, porta de entrada de piratas, corsários, mercadores de escravos e tudo o mais que possamos imaginar. Barcos partindo e chegando, aviões descendo, carros passando sobre a maior ponte urbana do mundo."
.....
O Rio de Janeiro foi "descoberto" pelos portugueses, a 1° de janeiro de 1502, razão do seu nome, como se sabe - pensaram que a Guanabara era a foz de um grande rio. Primitivamente, a baía teve outros nomes: Rio de Reféns, Rio de Arrefens, Rio de Oreferis, Rio de Rama, Rio de laceo.
E Guanabara quer dizer seio de mar, braço de mar. Pois bem. Ao descobri-la, Portugal não teve condições de colonizá-la imediatamente. Embora sendo um colonizador ambicioso, era pequeno e pobre. Estava mais preocupado com as riquezas da India. E não podia dedicar-se a uma colônia que a princípio pouco podia oferecer, além de pau-brasil, aves etc. Por isso os portugueses a esqueceram...
("Centro das nossas desatenções" - Antônio Torres)
.....
O Dia Estadual da Baía de Guanabara foi determinado pela Lei 3616/2001, certamente para lembrar o episódio do vazamento de um tubo submarino que resultou em uma enorme mancha de óleo. Nesta data, em 1975, o rompimento de um tanque do navio Tarik Ibd Ziyad derramou seis vezes mais óleo do que o acidente ocorrido em 26 de março de 2000, ganhando em tamanho e causando muito mais estragos...
Estes dois eventos, assim como outros menores, foram traumáticos para a Baía, mas não fatais. Ela conseguiu se recuperar e continua viva.
Pior para ela tem sido o envenenamento diário levado pelos já fedorentos rios e canais de drenagem e provocado pelas toneladas de lixo e esgotos, sem nenhum tratamento. Esta poluição, sim, resultante da carência de serviços de saneamento em muitas áreas do seu entorno, está fragilizando lentamente a Baía, além de disseminar doenças nos seus moradores.
.....
FONTE: Portal Museu do Amanhã
ARTE: Acima: A Baía de Guanabara, em 1930, retratada por Leonel Brayner. baixo: Baia de Guanabara, detalhe de uma pintura de Friedrich Hagedorn, 1852-1860. No centro a Ilha de Villegagnon com o forte. Ao fundo o Pão de Açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário