quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

DISSOLUÇÃO DA URSS - O FIM DE UMA ERA.

Em 26/12/1991, era dissolvida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No dia anterior, Mikhail Gorbatchov, o oitavo e último líder da URSS, declarou seu cargo extinto e entregou seus poderes – incluindo o controle do arsenal nuclear soviético – para o presidente russo, Boris Iéltsin. Na noite desse dia, a bandeira soviética vermelha com a foice e o martelo foi retirada do Kremlin e, em seu lugar, foi hasteada a bandeira russa. Foi reconhecida a independência das antigas repúblicas soviéticas e criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
No dia 31/12/1991, a União Soviética deixou de existir oficialmente. As razões da queda da URSS foram múltiplas. Para alguns, pesou mais a fraqueza interna e a esclerose do sistema comunista; para outros, foi o resultado da ofensiva dos EUA na última etapa da Guerra Fria. Foram também decisivos outros fatores emergentes, como a expansão do capitalismo, a escalada global e o ressurgimento dos nacionalismos que haviam sido congelados ou reprimidos após as guerras mundiais.
IMAGENS: Bandeiras e brasões da URSS (à esquerda, com o símbolo da foice e do martelo) e da Federação Russa (à direita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário