sábado, 8 de setembro de 2018

8 DE SETEMBRO — DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO.

A data foi instituída em 1968 pela ONU e pela Unesco com o objetivo de fomentar a alfabetização no mundo.
....
• CURIOSIDADES DA NOSSA GENTE...
Não se sabe até que ponto é verdade, mas alguns historiadores atestaram: Madalena Caramuru – filha do lendário Diogo Álvares "Caramuru", um dos primeiros colonizadores do Brasil –, com a índia tupinambá Moema (ou Catarina) Paraguaçu foi a pioneira na luta pela alfabetização das mulheres no Brasil.
Madalena foi a primeira mulher brasileira letrada. Aprendeu a escrever e ler, e casou-se com um português, que teria incentivado seus estudos.
Diferente da cultura do homem branco, entre os Tupinambás não deveria haver razão para as diferenças de oportunidades educacionais. Condenar ao analfabetismo e à ignorância o sexo feminino parecia, para o povo indígena, uma idéia absurda.
Assim, a cabocla enviou uma carta, em 1561, ao jesuíta Manoel da Nóbrega, onde pedia que as crianças indígenas fossem tratadas com dignidade. Entre outras coisas, queria que meninos e meninas indígenas aprendessem a ler.
O Padre Manoel da Nóbrega achou essa idéia originalíssima e tentou, por meio de autorizações régias, criar oportunidades de alfabetização para as mulheres brasileiras.
Mas, veja só, a regente de Portugal, D. Catarina, o negou, argumentando que a iniciativa de Madalena era ousada e perigosa. Na educação, assim como em outros quesitos, as mulheres ainda esperariam um longo tempo para conseguir igualdade de condições com os homens no Brasil.
Embora a carta de Madalena ainda não tenha sido encontrada, trata-se do primeiro documento escrito por uma mulher brasileira.
.....
FONTES:
- Professora Doutora Arilda Inês Miranda Ribeiro - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
- Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade (biográfico e ilustrado), de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil, Editora Zahar, 2000.
.....
NA MONTAGEM:
1) Pintura de índia tupinambá, obra do holandês Albert Eckhout (1610-65);
2) Homenagem a Madalena Caramuru Primeira Mulher Alfabetizada no Brasil;
3) Manoel Lopes Rodrigues - Sonho de Catarina Paraguaçu (II), Teto da Igreja da Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário