I - Como tudo Começou
Texto resumido dos escritos de Frei Basílio Röwer, ofm (*)
Quis a Providência Divina que os
religiosos franciscanos, chamados pelo Seráfico Fundador com o humilde
nome de Fratres Minores – Irmãos Menores – fossem os operários da
primeira hora na vinha inculta do Senhor no vasto Brasil; que eles
também oferecessem as primícias do sangue a fertilizar a terra para
germinar cristãos e que, outrossim, fossem, durante decênios, os únicos
religiosos a espalhar a semente do Evangelho.
"A Primeira Missa no Brasil" de Victor Meirelles(1858-1861), Museu de Belas Artes - Rio
Porto Seguro - 1500
Achavam-se estes em companhia de Cabral, que navegava para as Índias quando Cabral aportou nessas terras.
Frei Henrique, superior da caravana de
missionários, celebrou no dia 26 de abril, domingo da Pascoela, a
primeira missa no ilhéu da Coroa Vermelha, na qual fez “solene e
proveitoso sermão”.
Outra missa celebrou o mesmo no dia 1° de
maio; mas já foi na terra firme e com assistência de muitos índios, que
todos, em atitude semelhante à dos descobridores, acompanharam o ato
solene.
Nesta ocasião, Cabral e Frei Henrique
ergueram uma grande Cruz, sinal da tomada de posse em nome de Cristo e
do Rei. Em seguida, Cabral continuou a viagem às Índias e com ele os
franciscanos.
Santa Cruz de Cabrália - Homenagem à primeira Missa
São Vicente - 1532
Decorridos trinta
anos, em 1532, aportaram com Martim Afonso a São Vicente dois
franciscanos, onde celebraram, junto com o padre secular Gonçalo
Monteiro, que ficou de vigário, o primeiro culto divino e levantaram uma
capela em honra de Santo Antônio.
Bahia - 1534
Em 1534, achamos alguns franciscanos na
Bahia, onde batizaram duas filhas naturais de Diogo Álvares Correia, o
lendário Caramuru.
Retiraram-se com Martim Afonso de Souza
para as Índias. Não consta se um deles tivesse ficado, mas certo é que
uns quinze anos depois um franciscano percorria a zona da Bahia
doutrinando os tupinambás. Construiu uma capela em honra de São
Francisco.
São Francisco do Sul - 1538
Poucos anos depois, temos notícia de cinco
franciscanos espanhóis que, em viagem ao Rio da Prata, foram acossados
pela tempestade até ao porto de Dom Rodrigo, hoje São Francisco do Sul, e
em seguida missionaram entre os carijós. O seu superior Frei Bernardo
escreveu em 1° de maio de 1538 que mal bastavam as horas do dia para
batizar a todos que pediam o sacramento.
Espírito Santo - 1558
São Frei Pedro Palácios e Frei Álvaro da
Purificação. O primeiro, apesar de irmão leigo, missionou na Capitania
do Espírito Santo de 1558 a 70.
A Gruta do Franciscano - Benedito Calixto (1927) - Convento da Penha
Olinda - 1577
Frei Álvaro, que em 1577 foi levado por
ventos contrários da ilha da Madeira para as costas do Brasil, trabalhou
em Olinda tão zelosamente que era geral o pedido de ele ficar.
Fundação da Custódia de Santo Antônio - 1584
O ministro geral da Ordem, Frei Francisco Gonzaga achava-se
em visita canônica aos conventos de Portugal e quando celebrou
Capítulo em Lisboa, aos 13 de março de 1584, decretou a fundação de uma
Custódia no Brasil – a Custódia de Santo Antônio – e destinou
para isso seis religiosos de virtude e zelo, sendo superior Frei
Melquior de Santa Catarina, com, patente de custódio. Todos eles
pertenciam à Província reformada de Santo Antônio chamada dos Currais,
cujos religiosos o povo alcunhava de “capuchos” por causa do capuz
piramidal que traziam.
Olinda - 1585 (O Primeiro Convento do Brasil)
A dita expedição chegou a Pernambuco aos
12 de abril de 1585 e foi recebida com grandes demonstrações de júbilo e
veneração. O primeiro Convento que se fundou foi o de Nossa Senhora Das
Neves de Olinda.
Convento de Nossa Senhora das Neves em Olinda
Uma generosa benfeitora, D. Maria da Rosa,
havia antecedentemente construído para os frades uma casa com capela ao
lado e de tudo fez doação à Ordem por escritura de 27 de setembro do
mesmo ano de 1585. Oito dias depois, na festa do Seráfico Patriarca, os
fundadores passaram para essa residência em solene procissão, assistida
pelo donatário com seu senado, clero e muito povo.
Desde logo iniciaram os frades o seu
trabalho na vila e arredores e de tal modo granjearam a estima de todos
que, decorrido apenas um ano, isto é, em 1586, abriram noviciado para os
candidatos à Ordem e juntamente um seminário, isto é, educandário para
os filhos dos índios.
Na catequese dos indígenas, destacou-se
nesses anos até 1590 Frei Francisco de São Boaventura. As suas
excelentes qualidades de índole unia um conhecimento perfeito da língua
brasiliense, que em pouco tempo falava tão bem que os próprios Índios se
admiravam, tendo-o por grande feiticeiro. Enquanto os poucos
missionários franciscanos labutavam arduamente na vinha do Senhor nas
partes de Pernambuco, a fama de seu zelo e religiosa observância
espalhava-se pelas outras capitanias. De diversas localidades vinham
pedidos de fundação de conventos e missões.
Convento Bahia - 1588
Em 1587, o Custódio acedeu à solicitação
do bispo e do governador geral, aceitando por escritura de 8 de abril o
sítio para um Convento na Baía, iniciando ele mesmo a construção.
Quando, em abril de 1588, o Custódio voltou a Olinda, encontrou a
recém-chegada segunda turma de seis missionários. Com isto se animou a
aceitar novas fundações.
Igreja e Convento de São Francisco em Salvador, reconstruídos em 1713 após várias ampliações
Igreja e Convento de São Francisco em Salvador, reconstruídos em 1713 após várias ampliações
Igaraçú, Itapessima e Ponta das Pedras - 1588 a 1594
A primeira foi a de Iguaraçú, em junho do
mesmo ano. A Câmara e o povo haviam oferecido um sítio com casa, que foi
transformada em Convento. Os seus melhores esforços dedicaram os
franciscanos ali à catequese dos índios, doutrinando-os e
arrebanhando-os em aldeias. As três missões de Itapessima, Ponta das
Pedras e Itamaracá passaram para a história como obra de Frei Antônio de
Campomaior, que as fundou na sua segunda estada em Iguaraçú, de 1592 a
94.
Convento na Paraíba - 1589
Em 1589 principiou-se a fundação de um
Convento na vila de Paraíba, a instâncias do Cardeal Alberto, Governador
do Reino de Portugal. Na mesma ocasião, o Custódio providenciou acerca
das missões entre os índios daquela zona. Tal era o estado, próspero na
verdade, da missão franciscana no Brasil, quatro anos depois da chegada
dos fundadores da Custódia.
Convento de São Francisco em João Pessoa - Pb
Convento no Espírito Santo - Convento de São Francisco - 1589
Foi justamente em 1589 que dois religiosos
vieram para a capitania do Espírito Santo encaminhar a fundação do
Convento de Vitória, o primeiro convento franciscano nas partes do Sul,
como também o primeiro da que mais tarde foi a Província da Imaculada
Conceição.
Convento de São Francisco em Vitória - ES
II - Organização Franciscana
II.1 - Ordens
Após
a conversão, pouco a pouco, ao redor de Francisco se forma um grupo
disposto a viver toda essa experiência de comunhão com o mistério de
Deus que se lhe revelava. Jovens de Assis, na Itália, vão pelo mundo
afora como andarilhos, mas vivendo a experiência de fraternidade. Tudo e
todos passam a ser sentidos como irmãos e irmãs, pois o frade não é
mais senhor de nada e de ninguém.
A
Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a
missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem
composta por sacerdotes), como outras que já existiam. O próprio
Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham
esse objetivo.
Desde
o início, porém, como mostra a história de Frei Silvestre, houve o
ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser
franciscanos. Algum tempo depois, sobretudo quando Santo Antônio, professor de Teologia, ingressou na Ordem, passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes.
Mais
tarde, devido principalmente às necessidades da Igreja, a maioria dos
frades passou a se ordenar. Mas até hoje, dentro da ordem Franciscana,
convivem como irmãos, em igualdade de condições, frades sacerdotes e não
sacerdotes (estes chamados outrora de irmãos leigos, por não serem
sacerdotes), cada um exercendo a sua função.
Esse é, sem dúvidas, um dos aspectos mais belos da Ordem criada por São Francisco.
Mais tarde, a Ordem se dividiu em três ramos: Ordem dos Frades Menores (OFM), Capuchinhos (OFMCap) e Conventuais (OFMConv).
Os termos “franciscanismo” e “franciscano”
não reclamam profundos conhecimentos das evoluções linguísticas para
revelarem sua origem. Atrás deles, esconde-se o nome FRANCISCO, que no caso vem especificado com o topônimo de ASSIS.
Além dessas ordens, existem ainda as ordens ds Santa Clara e as Ordens Terceira que são constituídas de leigos. A cronologia foi a seguinte:
Ordem Primeira
- Em 1209, o Papa Inocêncio III aprovava a Regra de Vida escrita por
São Francisco de Assis. Para os frades tem-se a denominação de "Ordem
Primeira".
Ordem Segunda - Em 1212, nascia a Ordem de Santa Clara (as Clarissas) para as freiras, foi denominada então a "Ordem Segunda".
Ordem Terceira
- Também em 1212, nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), reunindo
homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, que
buscavam viver o mesmo ideal que tanto atraiu São Francisco. Esta “Ordem
Terceira” foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.
II.3 - Províncias e Custódias Franciscanas
Normalmente a organização é dividida em fraternidades, custódias e províncias.
- Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia (AC, AM, AP, PA, RO, RR)
- Província de Nossa Senhora da Assunção (MA, PI)
- Província de Santo Antônio do Brasil (BA, SE, AL, PE,PB, RN, CE)
- Província da Imaculada Conceição (ES, RJ, SP, PR, SC, Angola)
- Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e Triangulo mineiro)
- Província de Santa Cruz (MG)
- Província de São Francisco (RS)
- Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e Triangulo mineiro)
- Província de Santa Cruz (MG)
- Província de São Francisco (RS)
Província da Imaculada Conceição
A
Província Franciscana da Imaculada Conceição está presente no Brasil e
em Angola. No Brasil, tem fraternidades nos Estados de Santa Catarina,
Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, agrupadas em 12
Regionais.
Conventos da Província da Imaculada Conceição
Os conventos da província da Imaculada em ordem cronológica de fundação são os seguintes:
1591 - São Francisco – Vitória (ES)
1608 - Santo Antônio – Rio de Janeiro (RJ)
1639 - São Francisco e São Domingos – São Paulo (foto)
1639 - Santo Antônio do Valongo – Santos (SP)
1649 - São Boaventura – Macacu (Vila de Sto. Antônio de Sá, RJ)
1650 - N. Senhora da Penha – Vila Velha (ES)
1650 - São Bernardino – Angra dos Reis (RJ)
1654 - Nossa Senhora da Conceição – Itanhaém (SP)
1658 - Senhora do Amparo – São Sebastião (SP)
1674 - Santa Clara – Taubaté (SP)
1684 - N. Senhora dos Anjos – Cabo Frio (RJ)
1691 - São Luiz – Itu (SP)
1705 - Bom Jesus da Ilha – Rio de Janeiro (RJ)
Desses conventos, estão em atividade, o de Santo Antônio, do Rio de
Janeiro; o de São Francisco, de São Paulo; o de Santo Antônio, de
Santos; o da Penha, de Vila Velha; e o de Nossa Senhora do Amparo, em
São Sebastião.
Convento Santo Antônio - Rio (1608)
Os
primeiros Frades chegaram ao Rio de Janeiro em 1592 e se domiciliaram
numa ermida perto da Praia de Santa Luzia. De lá passaram ao Morro de
Santo Antônio (assim chamado, porque nele havia uma capelinha dedicada
ao Santo). A pedra fundamental do convento e da igreja foi posta no dia 4
de junho de 1608, na presença de todas as autoridades e de “grande
multidão de povo”. A entrada dos Frades no novo Convento se deu no dia 7
de fevereiro de 1615. Esse convento, de um só piso, foi-se tornando
insuficientes pelo número de Frades. Em 1748, foi substituído pelo
atual, terminado em 1780.
Convento da Penha - 1650
O
convento propriamente dito teve sua pedra fundamental lançada em 1651,
sendo o guardião Francisco da Madre de Deus o iniciador de suas obras. A
planta original previa a construção de nove celas para os religiosos e
duas para hóspedes, além de corredores e oficinas, estando condicionada
à configuração do rochedo onde o convento se situa.
Para
a realização das obras, foram essenciais a doação e a ajuda que os
franciscanos receberam, notadamente da parte do governador do Rio de
Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides (30 novilhos), doação
mantida pelos descendentes do governador até 1848 e que gerava renda
para o convento.
A partir de 1750, novas obras se acrescentaram às já existentes, que
aumentaram a capacidade conventual para o recolhimento de um número
maior de frades. Mais reformas ocorreram em 1770 e entre 1774 e 1777,
incluindo um novo calçamento da ladeira com o levantamento dos seus
muros, na forma em que ainda hoje estão. (site www.vilacapixaba.com.br)
No Convento da Penha em Vila Velha, ES atualmente se celebra a terceira maior romaria do Brasil. A Romaria dos Homens
na festa de Nossa Senhora da Penha com participação de cerca de 700.000
pessoas que fazem o percurso de 13 Km entre a Catedral de Vitória e o
Convento de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha.
III - Observações
Todas as Igrejas mostradas nesse blog terão um post individual dedicado a elas mostrando a sua parte interior.
IV- Referências:
- Texto retirado do Site da Província da Imaculada Conceição - www.franciscanos.org.br
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