sexta-feira, 27 de outubro de 2017

LOJA MAÇÔNICA

Em diversos idiomas modernos a palavra Loja apresenta grafia semelhante. Em inglês é Lodge, em francês e em alemão Loge, em italiano Loggia, em espanhol Logia. No meio maçônico não há consenso em relação à origem da palavra. Algumas hipóteses: (1) Do sânscrito loka, mundo, no sentido de uma Loja maçônica simbolizar o mundo ou o universo; (2) Do germânico laudia; (3) Do antigo alto alemão laubja, folhagem, ramada, cabana de lenhador, cabana de folhagem; (4) Do baixo latim logia ou logium, casa de habitação; e (5) Do inglês lodge, que vem do anglo-saxão logian, morar, ou do anglo-normando loge, alpendre coberto de palha.
Alec Mellor in Dicionário da Franco-Maçonaria e dos Franco-Maçons, assim se refere ao vocábulo Loja: “A palavra designou, a princípio, o local onde os Maçons operativos se reuniam fora do canteiro. A seguir, por extensão, um agrupamento de Maçons de um determinado canteiro, depois de uma determinada cidade. Conservou esses dois sentidos”.
Assim, o termo Loja possui dois distintos sentidos: (1) O lugar em que os Maçons se reúnem em suas sessões ritualísticas, que preferimos, como outros autores, sobretudo franceses, chamar de templo; e (2) A célula maçônica fundamental.
Jules Boucher in A Simbólica Maçônica, afirma: “A Loja é um grupo de Maçons, uma entidade coletiva definida que tem sua vida própria, seu espírito partícular”.
Assim, como célula maçônica fundamental, a Loja é um grupo de pelo menos 7 Maçons colados no grau de Mestre, que se reúnem sob a presidência de um Mestre Instalado, o Venerável Mestre da Loja.
Toda Loja tem uma denominação própria e, tradicionalmente, antecede ao seu nome a fórmula A.’.R.’.L.’.S.’., que significa Augusta e Respeitável Loja Simbólica. Não é incomum ser acrescentado a esta fórmula os títulos honoríficos “Benfeitora” (B.’.), “Grande Benfeitora” (G.’.B.’.) e “Estrela da Distinção Maçônica (E.’.D.’.M.’.), concedidos à Loja por sua Potência. O nome da Loja é acompanhado do número de sua Carta Constitutiva, estipulado por sua Potência. Exemplo: A.’.R.’.G.’.B.’.E.’.D.’.M.’.L.’.S.’. Brasil, nº 953 ou Augusta, Respeitável, Grande Benfeitora e Estrela da Distinção Maçônica Loja Simbólica Brasil, nº 953 (Loja do autor).
A Loja deve praticar rigorosamente todos os princípios básicos da Maçonaria, reunir-se em templos maçônicos, funcionar em um único Rito previamente escolhido pelos integrantes de seu quadro e estar subordinada a uma Potência Maçônica.
Mais da metade das Lojas Maçônicas brasileiras está concentrada, pela ordem, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
Excerto do livro (no prelo) Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário