sábado, 19 de agosto de 2017

19 de agosto Dia do Historiador.

19 de Agosto: Parabéns!
"No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador. Data é uma homenagem a Joaquim Nabuco, importante intelectual brasileiro
No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador. Data remete ao dia do nascimento de Joaquim Nabuco, um importante advogado, político, escritor, importante nome da abolição da escravatura no país e, também, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Hoje em dia, grande parte dos historiadores está nas salas de aula, desempenhando a carreira de professor. A profissão de docente, como sabemos, é uma das profissões que exercem papel primordial para uma sociedade, pois graças ao ensino as pessoas têm a oportunidade de crescerem tanto intelectualmente quanto financeiramente.
Em dezembro de 2009, foi aprovada a lei que institui o Dia Nacional do Historiador. A lei tem origem em um projeto de lei do senador Cristovam Buarque, elaborado em 2007 e identificado como PLS 570/2007. Aprovado no Senado em setembro de 2008, o projeto passou a tramitar na Câmara dos Deputados, transformando-se no PL 4102/2008.
Conforme o projeto original, a data seria comemorada em 12 de setembro. Contudo, ao receber a emenda do senador Augusto Botelho, a data foi alterada para 19 de agosto, dia de nascimento de Joaquim Nabuco.
No parecer Augusto Botelho destacou: “A disciplina científica da História, ao explorar e tentar explicar acontecimentos pretéritos fornece, ao mesmo tempo, elementos fundamentais para a projeção do futuro. E ao se colocar a serviço dessa tarefa, o historiador assume um papel social tão relevante quanto anônimo. [...] a criação de um dia dedicado ao historiador vem resgatar, em parte, o papel social e político desse profissional. Entretanto, a data proposta não está vinculada a nenhum fato significativo no que diz respeito a algum ilustre historiador brasileiro. Por esse motivo, sugerimos que a data faça referência à data de nascimento de Joaquim Nabuco, historiador, diplomata e jurista brasileiro, o dia 19 de agosto de 1849. A escolha de seu nome, além de uma homenagem a todos os historiadores brasileiros, é também uma reverência à luta de Nabuco contra a escravidão. A data, coincidindo ainda com o período letivo, poderá ser uma oportunidade para os estudantes brasileiros refletirem sobre as profundas raízes da desigualdade na sociedade brasileira.”"
FONTE: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=17917

Nenhum comentário:

Postar um comentário