sábado, 8 de abril de 2017

Pobreza na riqueza: Revolução Russa

            Magnífica Rússia, grande em extensão territorial, muitas culturas e etnias diferentes, população imensa, mas uma Rússia atrazada e revoltada, o país estava em conflitos com seus líderes, aconteciam inúmeras greves, mas em 1905 a situação se agravou, criando dois partidos, os bencheviques e os moncheviques. A desigualdade social da russia era algo extremo, a maior parte da populção era pobre e a minoria muito rica, porém os pobres que sustentavam o luxo dos ricos,, através do trabalho deles.
           A Russia era atrasada em meados do sec xx a populaçãoo ainda era predominante da zona rual, cerca de 80% dos russos visam nos campos, a industrialização tardia prejudicava ainda mias nos campos, ainda assim o czar nicolau II incentivoiu a entrada de economia, a entrada de capitais estrangeiros com a industrialização houve uma superlotação nas cidades devido a superlotação dos povos nas cidades nos bancos, industrias, fabricas estavam nas  mãos dos estrangerios.
          O povo começou a sentir um sentimento de rrevolta após a derrota da Russia, para o japão por terras da china constestavam a liderança do czar, sua forma de governo em 1905 aconteceu uma revolta de operários que ficou marcada na história foi denominada de Domingo sangrento, operários protestavam em frente ao palácio de inverno do czar Nicolau II, quando ele mandou tropas fuzilarem os operários da revolta. Foi o inicío da queda em seguida marinheiros se revoltaram contra seus lideres, com arguumentos de má alimentação e maus tratos a revolta foi apoiada pelo povo.
          Tais revoltas foram discutidos pelos primeiros sovietes que eram devidos em dois grupos, bencheviques que eram extremistas, apoiavam os ideais de Karl max, porém de maneira extrema, os mencheviquesera pacifistas e acreditavam na teioria de Karl max que dizia que um país só pode se tornar socialista depois de ser capitalista. A revolução foi dividida em duas fases, a primeira fase acontecceu em fevereiro e no inicio de Março quando o czar foi tirado de vez do poder, lenin liderou o boncheviques propôs para os menchevikes, qiue agora estavam no poder que a Russia fosse retirada da I guerra Mundial, que tornou-se socialista e etc, recusaram as propostas.

Produção textual feita pela aluna: Carina Barbosa Ferreira do 3°C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. Serra Branca -Paraíba  30/03/2017.

Um comentário:

  1. A parte que mais ache terrível nessa revolução foi o conhecido Domingo Sangrento, que mandaram seu exército fuzilar milhares de manifestantes.

    ResponderExcluir