Ainda naquele 29 de novembro, dia da partida de Lisboa, a esquadra portuguesa – composta por 19 navios – encontrou-se com a frota britânica que a escoltaria até o Brasil – outras 13 embarcações. Essa deve ter sido uma cena monumental, de ficar gravada para o resto da vida na memória de quem a testemunhou: 32 barcos de guerra, mais uns 30 navios mercantes, preparando-se para a travessia oceânica. Às três horas da tarde, o comandante da Armada britânica, Sidney Smith, ordenou uma salva de 21 tiros de canhão. Estava marcado o início da penosa jornada da família real em direção à colônia.
Rico sofre
Algo entre 10 mil e 15 mil portugueses – cerca de 5% da população do país – estavam embarcados naqueles navios. Na maioria, era gente importante, muito afeiçoada aos luxos da nobreza. Mas as condições a bordo não eram nada agradáveis. A água era escassa, de má qualidade. E a comida não passava de carne salgada e biscoitos. Em pouco tempo, o mantimento já estava contaminado por vermes. Animais vivos também foram embarcados, para garantir um pouco de leite, ovos e alguma carne fresca que pudesse ser servida aos passageiros mais chiques. Portanto, dá para supor que as condições de higiene estavam longe do aceitável.
No Afonso de Albuquerque, navio em que viajava Carlota Joaquina, uma infestação de piolhos obrigaria todas as mulheres – incluindo a princesa – a raspar o cabelo. Ratos eram abundantes nas embarcações, o que só aumentava o risco de uma epidemia. Por causa da alimentação precária, distúrbios intestinais tornaram-se comuns. Para os nobres portugueses em fuga, a situação não poderia ser mais constrangedora.
Dom João e sua mãe, a rainha Maria I, estavam no navio Príncipe Real – acompanhados de Pedro e Miguel, os dois filhos do príncipe regente com Carlota. Quatro das seis filhas do casal viajavam com a mãe, no Alfonso de Albuquerque. E as outras duas filhas seguiam no Rainha de Portugal. Ainda havia uma tia e uma cunhada de dom João, embarcadas no navio Príncipe do Brasil.
Navegação arriscada
No dia 8 de dezembro, perto da ilha da Madeira, uma violenta
tempestade fez estragos consideráveis. Na esquadra portuguesa, mastros
foram quebrados e velas, rasgadas. A péssima condição de visibilidade
obrigou as embarcações a parar, sobretudo porque aquela era uma área de
navegação arriscada, cheia de rochedos submersos. A frota dispersou-se e
uma parte dela seguiu direto para o Rio de Janeiro. Alguns navios
britânicos já tinham voltado para a Europa, a fim de reforçar o cerco à
Lisboa, invadida por tropas de Napoleão.Quando as esquadras alcançaram a linha do equador, novo imprevisto: uma calmaria tornou a frear o avanço, submetendo passageiros a dias de sol escaldante. Casos de insolação e desidratação multiplicaram-se. Até que a calmaria se foi, a viagem seguiu e 1807 chegou ao fim – uma triste passagem de ano para a corte portuguesa.
Cajus e Pitangas
Depois de tanta carne seca e biscoito, imagine qual não foi a alegria
de dom João e sua comitiva ao avistar, já bem perto da costa
brasileira, um pequeno barco não identificado. Era o Três Corações, um
bergantim enviado por Caetano Pinto de Miranda, então governador de
Pernambuco, para dar as boas-vindas à Coroa portuguesa. Dentro dele, um
carregamento de frutas tropicais, como cajus e pitangas, e muitos
recipientes com refresco. Aquele certamente foi um momento de glória –
dom João e seus asseclas tirariam a barriga da miséria.Àquela altura, o príncipe regente já havia determinado que o destino da frota seria Salvador, e não o Rio de Janeiro. Em 23 de janeiro de 1808, 55 longos dias depois de zarpar de Lisboa, a comitiva finalmente desembarcou na Bahia, para uma escala que duraria pouco mais de um mês. Estavam todos cansados e debilitados. Mas o primeiro desafio tinha sido superado: o oceano Atlântico, agora, protegeria a corte da fúria de Napoleão.
Purgatório em alto-marLotação, animais vivos, falta de higiene e privacidade... Eram terríveis as condições a bordo do Príncipe Real, navio que trouxe dom João ao Brasil
BANHEIRO
Oficiais contavam com um sanitário particular, mas o resto da
tripulação – incluindo passageiros – só tinha um “banheiro público”,
cloacas sem a mínima privacidade.
ANIMAIS
Porcos, galinhas, vacas e cabras garantiam ovos, leite e alguma carne
fresca aos passageiros mais ilustres. Os bichos, obviamente, não
ajudavam em nada na higiene.
ALIMENTOS
A ração era carne salgada, biscoitos, lentilhas e ervilhas
desidratadas. A água era salobra e o vinho, péssimo. Resultado:
desarranjos intestinais freqüentes.
CONTAMINAÇÃO
Os barris de biscoito acomodados no porão acabavam contaminados por
vermes. Para eliminá-los, usava-se peixe morto: eles eram atraídos pela
carcaça, até que os biscoitos ficassem “próprios para o consumo”.
MANTIMENTOS
Os suprimentos eram mantidos em barris, com todo o asseio possível,
mas acabavam atacados por ratos, que roíam a madeira. O peso dos barris
ajudava a manter a estabilidade do navio.
REPAROS
Antigos, os navios portugueses careciam de uma série de reparos e
deram trabalho de sobra para carpinteiros e ajudantes durante toda a
travessia. Rachaduras, quando surgiam, eram preenchidas com estopa e
piche.
DISCIPLINA
Qualquer descuido da tripulação podia resultar numa tragédia (como a
disseminação de uma epidemia). Por isso, a disciplina era mantida com
rigor. Castigos corporais, como chibatadas, eram punições rotineiras.
PAIOL
A pólvora era armazenada em compartimentos no fundo, para evitar ser
atingida durante um combate. Manuseá-la era tarefa de alto risco,
reservada a especialistas.
ACOMODAÇÕES
A corte teve de se acomodar em redes estreitas e muita gente deve ter
dormido no chão. Os deques reservados aos nobres passageiros eram mal
ventilados e não garantiam a menor privacidade aos ocupantes.
CIRURGIAS
A sala de operações ficava abaixo da linha d´água, para evitar que
fosse atingida durante uma batalha. O risco de infecções era altíssimo.
As cirurgias mais comuns eram as de amputação.
DOM JOÃO
O príncipe viajou na cabine do comandante, na popa. Era o lugar mais
confortável do navio, com gabinete de trabalho, sala de refeições e
quarto. Até banho quente dom João tomava – em uma bacia, com água da
chuva aquecida num fogão.
CANHÕES
Os
chamados “navios de linha” (capazes de entrar na linha de combate)
podiam ter até 100 canhões, alinhados nas laterais de cada deque e
geralmente de três calibres diferentes. Cada canhão era operado por uma
equipe de até seis homens.
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