sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Movimentos Sociais.

A sociedade em que vivemos nos oferece diversas garantias, como a liberdade de pensamento, a igualdade perante a lei e o direito de voto. Já nascemos com elas e por isso, ás vezes, temos a sensação de que sempre existiram. Mas muitas dessas garantias são na verdade uma conquista recente. Algumas têm menos de cem anos. Para chegar a elas foram necessários séculos de lutas, de grandes movimentos populares e de mudanças na forma de pensar. Atualmente, em muitos lugares as pessoas se organizam em movimentos sociais para reivindicar direitos. Na Espanha, são os indignados. Nos Estados Unidos, o movimento Ocupe Wall Street (Movimento de protesto contra os privilégios dos banqueiros). Nos países do Oriente Médio e do norte da ´´Africa, são revoltas populares chamadas de Primavera Árabe ( conjunto de lutas populares  em diversos países árabescontra governos corruptos e ditatoriais. Começou na Tunísia em dezembro de 2010 e se espalhou para outros países como Egito e Líbia). Os movimentos sociais são manifestações que acontecem de diversas maneiras. Há  os movimentos que mobilizam muitas pessoas e há aqueles que se restringes a pequenas manifestações; há movimentos pacíficos e outros mais agressivos. O que torna esses movimentos fundamentais é a capacidade de mobilizar os cidadãos na luta por objetivos comuns, como acontece nas associações de bairro, nos sindicatos, nos movimentos estudantis e nas Organizações Não Governamentais (ONGs), que lutam, entre outras causas, pelos direitos das mulheres, dos indígenas, dos homossexuais e dos afrodesccendentes ou pela preservação do meio ambiente. A organização das pessoas com o objetivo de lutar por melhorias ou protestar contra medidas consideradas prejudiciais é hoje vista como um direito. Nos séculos XVIII e XIX, muitos movimentos sociais eram duramente reprimidos pelos governos, que os consideravam um perigo para a sociedade. Esse foi o caso dos movimentos que lutam pela independência no Brasil colônia e das revoltas que sacudiram o país no período imperial.

2 comentários:

  1. As manifestações foram de fundamental importância para que houvesse mudanças. Se o governo é para o povo, então o povo tem que dizer o que precisa! Democracia, voto secreto e livre, inclusão de deficientes, cotas... nada disso seria possível se a população não tivesse garra de sair às ruas e lutar pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  2. É de extrema importância você reivindicar atraves de movimentos sociais, uma maneira e tanto de chamar atenção das autoridades maiores pra vir coisas pra o bem comum da populaçao, a democracia deixam eles com razão de correr atras daquilo que é de seus direitos

    ResponderExcluir