sexta-feira, 27 de maio de 2016

Destruição de Guernica: Ensaio Militar Nazista






   Durante  o processo de  aproximação entre Hitler e Mussolini,  forças  militares da Alemanha  e  da  Itália foram enviadas á  Espanha para lutar a favor das tropas do general Francisco Franco,na Guerra Civil. Conforme vimos anteriomente, Franco conduzia suas forças contra a república espanhola, eleita pela maioria dos espanhóis e composta, em grande parte, de grupos políticos de orientação socialista.
   Combater na Espanha foi uma boa oportunidade para o governo nazista testar suas armas. Exemplo disso foi o massacre que a aviação alemã protagonizou contra os habitantes- a maioria camponeses- da pequena cidade Guernica, no norte da Espanha, em abril de 1937. Em poucas horas de ataque, bombardeiros mataram quase um quarto da população local. O masacre foi uma demonstração de força, aos  repulicanos aos socialistas e ao mundo,  do poderio Alemão.
  Esse episódio violento, ficou celebrizado no quadro Guernica, do pintor e escultor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que expressa os horrores desse massacre. Conta-se que, numa exposição em Paris, um representante do nazismo teria perguntado a Picasso se Guernica era sua obra. O artista respondeu não é obra de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário