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Governo do Estado da Paraíba
Secretaria de Estado de Educação
Escola
Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio
Prêmio Mestres da Educação – 2016.
Projeto Pedagógico
Serra
Branca
2016
SUMÁRIO
INFORMAÇÕES
SOBRE O PROJETO
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03
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APRESENTAÇÃO
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04
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JUSTIFICATIVA
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06
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OBJETIVO
GERAL
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08
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OBJETIVO
ESPECÍFICO
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08
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METODOLOGIA
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09
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ESTRATÉGIAS
DE AÇÃO
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09
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SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
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10
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS
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11
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CRONOGRAMA
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11
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ATIVIDADES
INTERDISCIPLINARES
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11
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AVALIAÇÃO
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12
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SOCIALIZAÇÃO
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12
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REFERENCIAS
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13
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Informações
gerais sobre o projeto
Nome
do projeto:
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Caminhos
da liberdade
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Professor
Orientador
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Juarez Ribeiro
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Componente
Curricular
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História
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Área
de Conhecimento
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Ciências Humanas e suas tecnologias
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Modalidade
de ensino
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Ensino Médio
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Séries/turmas
envolvidas
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3º ano (A, B e C)
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Número
de alunos envolvidos
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81 alunos
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Professores
Colaboradores
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Cristina França (Português)
Simone Calixto (Matemática)
Kátia Carina Mesquita (Sociologia/filosofia)
Socorro Alcântara (Artes)
Josenildo Gonçalves (Educação Física)
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Componentes
curriculares envolvidos
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História, Português, Matemática, Artes,
Filosofia, Sociologia e Educação Física
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Parceiros
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Direção escolar
Funcionários
Corpo Docente
Emissoras radiofônicas locais;
Imprensa local
Comunidade em geral
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APRESENTAÇÃO
Pensar a escola no
sentido de seu papel social é compreender que a mesma é muito mais que espaço
de transmissões de conteúdos mecânicos e bancários. Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação
moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos,
seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública -
o que demanda a consciência de realidades, conflitos e interesses individuais e
sociais, o conhecimento de mecanismos de controle e defesa de direitos e a
noção dos limites e das possibilidades de ações individuais e coletivas.
Na busca pelo
cumprimento deste papel social da escola surge o projeto ora denominado de “Caminhos da liberdade”, tendo como meta
a contribuição da formação do aluno de enquanto cidadão, refletindo sobre sua
realidade a partir do estudo da dialética histórica de nosso pais, onde no
momento pelo qual passa o Brasil é extremamente necessário que motivemos nossos
educando a conhecerem a história do mesmo para assim tornem-se cidadão críticos
capazes de refletirem os contextos sociais pelos quais passamos pois como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação
social precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar
normas, valores e atitudes passíveis de (re)organizar as relações para uma
convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais
precisa estar nas ações cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem.
Assim sendo o
projeto busca debater e rever as causas e conseqüências da Ditadura Militar,
entender e identificar as características da Ditadura Militar no Brasil,
identificar os principais atores envolvidos, “governantes e governados”,
refazer um percurso da Historia do Brasil no período compreendido entre a Revolução
(Golpe) de 1964 à década de 90 – de forma a conhecer as ideologias de cada
década, a política do exílio, da tortura , a cassação dos direitos civis e
humanos , a posição da imprensa, conhecer as formas de resistências (Movimentos
Estudantis, culturais, sindicato etc.), Refletir a Educação e a Identidade
Nacional.
Com o presente
projeto buscamos também contribuir para o aguçamento da compreensão crítica do
cidadão, fomentando assim a sua capacidade de formular questões, de realizar
debates e construir textos argumentativos dissertativos capazes de melhorar os
índices medidores da educação em nosso educandário como IDEB e IDEB/PB bem como
melhorar os índices de aprovação dos educandos no acesso ao ensino superior com
aprovação no ENEM. Para que o projeto se desenvolva realizaremos ações
interdisciplinares com componentes curriculares com Língua portuguesa que nos
ajudará na construção de textos, no desenvolvimento de leituras; ensino matemático de fundamental importância
na percepção da cronologia do período militar e na analise de dados
quantitativos deste processo; ensino de sociologia para nos ajudar a despertar
o senso critico dos alunos realizando em aulas interdisciplinares debates e formulação de conceitos e problemáticas;
ensino de artes diante do fato que os movimentos artísticos desse período de
nosso pais foi imensamente incalculável importante para nossa história neste
componente curricular trabalharemos com o estudo dos movimentos artísticos da
época e de forma direta a leitura e interpretação de musicas como: Cale-se,
Alegria, Alegria, Apesar de você, Tô voltando e tantas outras canções.
Nesta
perspectiva o projeto “Caminhos da
liberdade” busca debater a temática acima descrita junto aos alunos da 3ª
série do ensino médio neste educandário, trabalhando de forma lúdica questões
tão fortes e delicadas como a ditadura militar e de como se deu todo o processo
para a construção da democracia brasileira. Trabalharemos através de pinturas,
recortes de jornais, leituras de musicas, construção de murais, , concursos de
fotografia e caricatura, debates em blog’s e construção de textos, debates em
sala de aula dentre outras questões.
JUSTIFICATIVA
A Ditadura Militar
em nosso país foi um dos períodos mais nefastos e dolorosos de nossa história,
período este que deixou feridas dolorosas abetas. No fatídico dia 31 de março
de 1964, militares contrários ao governo do então presidente de João Goulart destituíram
e assumiram o poder da nação brasileira por meio de um golpe de estado. O
governo comandado pelas Forças Armadas, lideradas pelo marechal Castello
Branco, comandou com forte braço, instaurando o terror no Brasil por um longo e
árduo período que durou 21 anos e implantou um regime ditatorial.
A ditadura dentre
muitos males que causou restringiu o direito do voto, a participação popular e
reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. Na economia, o
governo colocou em prática um projeto
desenvolvimentista que produziu resultados bastante
contraditórios, já que o país ingressou numa fase de industrialização e
crescimento econômico acelerados, sem beneficiar a maioria da população, em
particular a classe trabalhadora.
O então marechal Humberto de Alencar Castello
Branco, liderando as forças armadas de 1964 ate 1967 deu
início à promulgação dos Atos Institucionais. Entre as medidas mais
importantes, destacam-se: suspensão dos direitos políticos dos cidadãos;
cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores;
dissolução de todos os partidos políticos.
Em fins
de 1966, o Congresso Nacional foi fechado e foi imposta uma nova Constituição,
que entrou em vigor em janeiro de 1967. Na economia, o governo revogou a Lei de
Remessa de Lucros e a Lei de Estabilidade no Emprego, proibiu as greves e impôs
severo controle dos salários. Castello Branco planejava transferir o governo
aos civis no fim de seu mandato, mas setores radicais do Exército impuseram a
candidatura do marechal Artur da Costa e Silva , que
assumiu o poder de 1967 a 1969. O marechal enfrentou a reorganização política
dos setores oposicionistas, greves e a eclosão de movimentos sociais de
protesto, entre eles o movimento estudantil
universitário. Também neste período os grupos e organizações
políticas de esquerda organizaram guerrilhas urbanas e passaram a enfrentar a
ditadura, empunhando armas, realizando sequestros e atos terroristas. O
governo, então, radicalizou as medidas repressivas, com a justificativa de
enfrentar os movimentos de oposição. O golpe militar foi
saudado por importantes setores da sociedade brasileira. Grande parte do
empresariado, da imprensa, dos proprietários rurais, da
Igreja católica, vários governadores de estados importantes (como Carlos
Lacerda, da Guanabara, Magalhães Pinto, de Minas Gerais, e Ademar de Barros, de
São Paulo) e amplos setores de classe média pediram e estimularam a intervenção
militar, como forma de pôr fim à ameaça de esquerdização do governo e de
controlar a crise econômica. Os
militares que assumiram o poder em 1964 acreditavam que o regime democrático
que vigorara no Brasil desde o fim da Segunda Guerra Mundial havia se mostrado
incapaz de deter a "ameaça comunista". Com o golpe, deu-se início à
implantação de um regime político marcado pelo "autoritarismo", isto
é, um regime político que privilegiava a autoridade do Estado em relação
às liberdades individuais, e o Poder Executivo em detrimento dos poderes
Legislativo e Judiciário.
Durante
o regime militar, ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do
poder Executivo, caracterizando um regime de exceção, pois o Executivo se
atribuiu a função de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos
pela Constituição de 1946. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar
a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado
pelo Congresso Nacional.
A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil, de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.
A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil, de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.
Somente em 1978 começa a acelerar o processo
de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da
Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas
e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares
de linha dura continuam com a repressão clandestina. Em 1979, o governo aprova
lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar
dentro da normalidade.
Nos últimos anos do governo militar, o
Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também.
Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com
o fortalecimento dos sindicatos. Em 1984, políticos de oposição, artistas,
jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das
Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira
que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do
povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados. No dia 15 de janeiro
de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, era o fim do
regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba
falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova
constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da
ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.
Embora
a história da ditadura militar em nosso pais seja bem recente, a imensa maioria
de nossos alunos de ensino médio não a conhecem, sendo necessário assim que a
mesma seja contada e debatida, analisada e nunca esquecida, mas especialmente
no presente momento da democracia brasileira onde tanto se fala de “Golpe
militar”, com o presente projeto “Caminhos da liberdade” buscaremos analisar
todos os pontos da trajetória historia da ditadura militar.
OBJETIVOS
GERAL
·
Conscientizar os educandos sobre a
importância da liberdade para a cidadania e de como a mesma foi cerceada no
período ditatorial, através de conhecer a ideologia de cada década, a política
do exílio da ditadura e cassação dos direitos humanos e civis, a posição da
imprensa e as formas de resistência (Movimentos estudantis, culturais e
sindicais).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Promover a consciência do direito civil e da cidadania aos alunos;
- Conscientizar os alunos da importância dos Direitos humanos, garantias dos direitos fundamentais , valorar a constituição do país;
- Estreitar as relações dos alunos com a pesquisa cientifica;
- Promover debates orais e pesquisas entrevistas sobre o assunto;
- Aguçar o espírito do educando para crítica e autocrítica;
- Ensinar o educando a construir a cidadania;
- Postular que o amor só existe em liberdade, que a liberdade é condição fundamental para a convivência humana;
- Investigar filmes e documentários da época, ler jornais e capturar o espírito da ditadura;
- Falar sobre atos Inconstitucionais, regime e forma de governo;
- Democratizar o ensino através da liberdade de expressão dos alunos para falar do tema;
- Resgatar a Memória da Historia do Brasil;
·
Contribuir para a formação cidadã dos
educandos;
·
Melhor os índices de IDEB e IDEB/PB no
educandário.
METODOLOGIA
·
Aulas expositivas;
·
Pesquisa bibliográfica;
·
Praticas de cine-clubismo;
·
Construção de blog’s;
·
Aulas com Tablet’s e celulares;
·
Oficina de caricaturas e desenhos;
·
Entrevistas radiofônicas;
·
Construção de mural;
·
Concurso de fotografias
ESTRATÉGIAS E
AÇÕES
As
estratégias do projeto serão desenvolvidas no período que compreende o
primeiro, segundo e terceiro bimestre para execução das ações, e no início do
quarto bimestre daremos alem da socialização das atividades junto a comunidade
local, o processo de avaliação sobre o processo de ensino/aprendizagem.
- Realizar parcerias com os professores de Arte, Sociologia, Português, Literatura, Informática e orientadora educacional para apoio no desenvolvimento do Projeto;
- Ouvir e debater musica da época da ditadura militar;
- Ler a constituição anterior ao golpe militar;
- Ler os atos inconstitucionais os famosos Ais;
- Falar sobre a resistência;
- Entender conceitos como exílio político- anistia;
- Participação de debates em emissoras de radiofônicas locais;
- Falar sobre nacionalismo, e outras formas de extremismo da história.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA DO PROJETO
·
Pesquisa o que foi o AI- 5.
·
Qual foi o papel que muitos estudantes
desempenharam na ditadura
·
Realizar sessões de cinema:
·
Proporcionar debates;
FILMES A SEREM UTILIZADOS
·
O que é isso companheiro?
·
Cabra Marcado Para Morrer;
·
Eles não Usam Black-Tie;
·
Lamarca;
·
Jango;
·
Pra frente Brasil.
A cada sessão ocorrerá
conversa com os educando , onde será avaliado o conhecimentos, opiniões,
discordâncias.
·
Apresentar os movimentos musicais da
época: Bossa nova, Bossa nova engajada, Jovem Guarda, música do protesto,
tropicália;
·
Trazer letras de músicas, bem como
mídias musicais para os alunos de canções da época.
MÚSICAS A SEREM UTILIZADAS
·
Cale-se;
·
Alegria, alegria;
·
Pra não dizer que não falei das flores;
·
Apesar de você;
·
Carcará;
·
O bêbado e o equilibrista (Hino da
anistia);
·
Sinal fechado;
·
Tô voltando.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS
·
Discutir sobre a Ditadura e suas
conseqüências para a sociedade brasileira;
·
Entender como a música firmou-se como
uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada;
·
Comparar as criações musicais da época e com
as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos;
·
Identificar o conhecimento dos alunos sobre
essa fase da história e relacionar com as músicas que eles ouvem atualmente.
CRONOGRAMA DE EXECUSSÃO
METAS
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAIO
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
1
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||||
2
|
x
|
x
|
x
|
||||||||
3
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
||||||
4
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||||
Avaliação
|
x
|
x
|
ATIVIDADES
INTERDISCIPLINARES
As
atividades do projeto serão desenvolvidas pelo componente curricular história
buscando sempre a melhoria dos indicadores educacionais (IDEB e IDEB/PB),
trabalharemos de forma enfática com os componentes curriculares língua
portuguesa través da construção de textos, da leitura das músicas, do
componente matemática no sentido de cálculos com custos, despesas, cronologia,
dados estatísticos. Buscando parceria ainda com artes na oficina de desenho e
caricatura, sociologia para a formação cidadã e história para a compreensão dos
contextos históricos.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será processada continuamente e no final será através de um seminário
em cada turma, onde será socializada toda experiência em sala de aula.
SOCIALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES
·
Será realizada
uma exposição “CAMINHOS DA LIBERDADE” com a exposição de todos os
painéis estudados, desenvolvidos e apresentados pelas turmas de 3º ano do
ensino médio, no pátio da escola;
·
Serão
convidadas autoridades da educação , todas comunidades escolares, pais de
alunos, comunidade, mídia (Radio, blog’s
etc..) outras escolas para socialização dos painéis da Historia do
Brasil de 1964- aos anos 90
·
Serão
apresentadas músicas da época, poesias, homenagens por alunos da escola, devendo ser envolvidos
todos os alunos da escola.
·
Realizaremos
palestras com o profº Drº Paulo Giovanni Antonino (ex-aluno do educandário),
presidente da comissão da verdade na Paraíba
Referências
·
schmidt.
Maria Auxiliadora, Cinelle Marlene. Ensinar História. Editora Scipione
Interativa. São Paulo – 2004.
Blog consultado:
[1] Projeto pedagógico desenvolvido
junto a alunos da terceira série do ensino médio, da escola Senador José
Gaudêncio, no intuito de debatermos e analisarmos os caminhos pelos quais
passou a ditadura milita no Brasil.
[2] Especialista em História pela
FIP, Graduado em História pela UEPB, Professor de História no Ensino Médio na
Escola Senador José Gaudêncio.
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