quinta-feira, 31 de março de 2016

A primeira Guerra Mundial




      É chamado de primeira Guerra Mundial porque foi a primeira revolta grande que envolveu as potências mundias. Entre os principais motivos estavam os por questões Nacionalistas ( volta de antigos rivais) e Imperialistas (alta concorrência e brigas por territória).
     Com a declaração da guerra, muitos foram ás ruas, empolgadas, com o novo evento. Sem saber, contudo, o quão avassaladora ela seria. A guerra durou 4 anos, 1914 á 1918. O estopim foi alcançado com a morte do arquiduque da Áustria Hungria por um estudante e membro da organização Mão Negra, na Sérvia. Desta Forma, a Áustria-Hungria declarou guerra á Servia.
    Teve, ao todo, três fases. A primeira marcada apenas por ameaças, sem vitória de ambas as partes. A segunda, houve uma corrida armamentista e por último na terceira fase rússia sai sai da guerra e entra os EUA.
    Diante disso, o medo da derrota fez com que fosse criado as alianças entre os países. Tríplice aliança e Tríplice Entente vale ressaltar que no período das guerras, muitas mulheres entraram ao mercado de trabalho, fazendo serviços que lhes eram  incomuns desta forma além de conseguirem mais trabalhos em outras áreas foram conquistando o direito ao voto.
  Com o fim da guerra havia aproximadamente 10 milhões de mortos, 30 milhões de feridos e a Europa destruída e abalada socialmente e economicamente. Toda esta violência sem mencionar número de mortes pela fome, por ideologias e egocentrismo absurdo dos demais envolvidos.

Produção textual feita pela aluna Juliana Marcelino Silva da Escola Senador José Gaudêncio 3°A

terça-feira, 29 de março de 2016

Dia do Índio







       É comemorado todos os anos no dia 19  de  Abril, essa data foi cirada por getúlio vargas em seu governo. Os índios que viriam de maneira despidos, mostrando todos seus órgãos, sem qualquer tipo de vestimento necessitavam  da agricultura, caça e pesca para sobrevivência de sua tribo, trabalhavam com o artesanato emoraram em ocas.
      Neste dia do ano as cidades ficam totamente voltadas a cultura, pesquisaas escolares onde alunos buscam saber a história aborígina, movimentos culturais nas cidades, palestras com exxplanações das histórias indígenas.
     Devemos ressaltar que os  portugueses chegaram aqui em 1500, já havia habitação indígena, desde essa época o índio vem sendo desvalorizado e as populações indígenas a cada dia vem sendo desimada.
     Com o passar dos anos, os índios começaram a atuar com um papel mais protagonista na sociedade, alguns já chegaram até a um  cargo pollítico alto.
     Uma data extremamente importante onde a sociedade (aqueles que tem a curiosidade de ter conhecimento da história) passa a reconhecer o papel do índio, não  só na história brasileira, mas também de nossa cidade.


    Prodiução textual feito pelo aluno Carlos Eduardo de M. Gonçalves da Escola Senador José Gaudêncio 2°A

segunda-feira, 28 de março de 2016

Estudantes Constroem Ábacos

                                               Estudantes Constroem Ábacos 


      Estudantes do 6°A da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cônego João Marques Pereira, constroem   ábacos para a utilização nas aulas de matemática da professora Helena Firmino. 

domingo, 27 de março de 2016

Os ìndios








       O dia do Indio é comemorado  todo ano no dia 19 de Abril. Odia do Indio foi criado no ano de 1943 pelo presidente Getulio Vargas.  Os  indios merecem todo o nosso respeito pois forqam primeiros habitantes do nosso país. Com eles todos nós aprendemos diversas culturas,  dança e coisas diferentes.
      Os históriadores afirmam que antes da chegada dos Europeus á America, só em terriório Brasileiro haviam 5 milhões de Nativos.
      Todos os Indios se alimentam de pesca,  e entre outras coisas eles presevam mito a natureza e cuidam do meio ambiente. Atualmente existe 400 mil nativos no território Brasileiro muitos deles acreditam em esiritos e etc.



 Produção textual feita pela aluna Bianca Ferreira dos Santos da Escola Senador José Gaudêncio

Os indios, o inicio de nossa história










   Os indios primeiros habitantes do Brasil, o Brasil era um pedaço de terra ainda não conhecido por paises da Europa, mas aqui já viviam os indios, nativos assim chamados pelos portugueses devido a um incidente com o destino dos navios de Portugal eles embarcaram para a India mas erraram o percuso e acabaram chegando aqui.
   O primeiro contato entre eles foi de extrema estranhesa tanto para os Europeus quanto para os índios que não tinha contrato com outros mundos, alguns históriadores afirman que exsxistam aproximadaente 1 milhão de indios que não tinha contato com os outros mundos, alguns historiadores afirmam que exstiam aproxximadamente 1 milhão de indios no continente sen 5 mil no Brasil, povos que era separados em tribos dividios pela linguistica de cada lugar, pela cultura e seus deuses, em todas as tribos tinham seus lideres, que serviam como curandeiros e eram uma especie de canal entre os indios e seus deuses , nas tribos também não existia diferença social, todos tinham o seu trabalho as mulheres os homens caçavam para toda a tribo, a educação deles é diferente é mais na pratica, os homens vão com os pais pbservando o que eles fazem e quando chegam em uma idade de 13 a 14 anos fazemm um tete para poder de fato fazer parte da tribo, cada tribo é indpedete ou seja as tribos só se encontravam para celebrar casamentos, para batalhar, ppara se aliar contra um inimigo em comum, para funerais.
  Um povo diferente que não ssabemos muita coisa pessoas que fazem parte da nossa história, das nossas vidas, mais esquecidas muitos deles morreram em combate com os homens brancos e outros perderam sua essência, as vezes não paramos ára dar valor a essa cultura talvez pela diferença pela simplicidade ou pelo modo que vivem mas eles são importantes eles são o inicio da nossa história.



Produção textual feita pela aluna Carina Barbosa Ferreira da Escola Senador José Gaudêncio

Dia do Indio








             Os índios foram os primeiros habitantes a habitarem no brasil. No dia 19 de Abril comemora o dia do índio pelo Gétulio Vargas. A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças índigenas do continente que participaram do primeiro congresso indigenistas interamercanos realizado no Mexico.
             A função do instituto indigenista interamericanos era zelar pelos direitos dos índigenas na america. Essa data 19 de abril pode ser considerada como motivos de reflexaõdesses valores dos povos índiggenas e a importância e respeito a esses valores.
             Essa data é muito importantes não só poque é o dia do índio, mais também porque a história do índio é muito marcante para todo nosso povo.

    Produção textual feta pela aluna Raquel dos Santos Silva da Escola Senador José Gaudêncio 2°B

Dia do Indio







          O dia do Indio foi criado pelo presidente Gétulio Vargas em 1943, atravé do decreto de Lei nº 5.540. Essa data foi proposta  no  ano de 1940, no Mexico onde aconteceu o primeiro  congresso de Indigenista inteamericano, que contou com  vários líderes dos povos indigenas da América.
         Essa lei tem como objetivo principal respeiar a cuoltura e o povo indigena mostrando que eles também tem seu espaço na sociedade brasileira, aliás eles focam os primeiros habitantes tem seu espaço na socieade brasileira, aliás eles focam os primeiros habitantes do nosso Brasil, hoje o maior número dessses povos vivem na região norte, muitosa desses povos focam usados pelos portuguêses como escravos no período de colonização, em que Portugal queria comandar o Brasil. Seus costumes são bem diferentes do nosso, pois eles andam quase sem roupas, vivem no mato de baixo de cabanas feitas de palha se alimentam da caça, pintam o corpo com traços e fazem uns tipos de rituais.
         Atualmente existem no Brasil cerca de 4 mil indigenas espalhados pelo nosso país e termos que preserva, pois esses povos foram os primeiros a nos representar e os primeiros da nossa nação.

 Produção textual feita pela aluna Valeska dos Santos Lima da Escola Senador José Gaudêncio 2°B

sábado, 26 de março de 2016

Dia do Índio




            Tendo  como referência o  dia 19 de  abril, vale a pena ressaltar esta data que define os primeiros povos no Brasil e deve se  assegurar a importância desta data.
            Estima-se que eram 100 milhões de índios  antes do brasil ser descoberto, e  atualmente conta com aproximadamente 5 milhões de nativos,  número  este que caiu bastante quando comparado  ao passado, com novos povos e novas culturasa que com o decorrer do tempo mudou e passou a  diminuir a cultura e seus habitantes.
             A cultura dos  índios é bastante diferenciada das demais para começar eles exibem suas partes íntimas, não trabalham, apenas caçam  para sobreviver, quando tem  seus recursos eles ficam em seus lares, em  suas áreas de lazer usam,  arcos e flechasa, lança e pedra como suas ferramentas e armas para sua defesa e ataque, eles se pintam, a pintura é uma marca muito  importante para a cultura deles, suas casas são oca, onde oferecem a segurança abitual para eles dentro do limite demarcado entre eles.
              O dia do índio é um  marco muito importante para diversas culturas folclores e nos mostra como exstem culturas bastante diferentes das nossas, mostra essa diversidade de povos e cluturas, eles marcaram e ainda marcam com seu jeito incoparável de ser.


Produção textual feito pelo aluno Cleudir Diniz Bezerra Filho da Escola Senador José Gaudêncio 2°A

19 de Abril- Dia do Índio







   O dia  do  Índo foi criado pelo presidente Gétulio Vargas em 1943 para homenagear os primeiros habitantes do brasil, neste dia ocorrem  várias festas se homenagens para valorizar a cultura indigena tão rica em  danças e costumes que nos mostram a beleza e diversidade dos índios.
   O dia 19 de  Abril é principalmente para refletirmos e aprendermos  a respeitar cada dia mais uns aos outros pois  todas as  pessoas tem os   mesmos  direitos e deveres e cumprindo nossa prática voltará a crescer e prosperar, os índioscomo todos sabemos foram os primeiros habitantes do país quando os portugueses entitulados como decobridores do brasil chegaram já os  econtraram aqui. Os costumes indigenas são ricos em cultura e bastante conhecidos por exemplo suas danças, rituais religiosos, apesar disso os indios sofreram bastante com doenças incuraveis e nos dias de hoje com exploração e roubo de terras.
  Devemos aprender a respeitá-los pois são personagens importantes na hist´roia do Brasil mas ainda não excluidos e descriminados por preconceituosos.

Produção textual feita pela aluna Sara Silva da Escola Senador José Gaudêncio 2°A

quinta-feira, 24 de março de 2016

19 de abril diado Indio




      Em 19  de abril de 1943 foi  criado por Getúlio Vargas o dia do Indio, através do decreto lei número 5.540. Em 1940 foi realizado no mexico o primeiro congresso indigenata interamericano. Varios  lideres indigenas deste continente foram convidados para participarem das  reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e termerosos, os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos homens brancos.
     Diversos líderes indígenas  resolveram participar, após entenderem essa participaçã ocorreu no dia 19 de abrilque  depois foi escolhido no continente americano como o dia do índio. Neste dia do ano ocorrem vários eventos.Nas escolas os alunos costumam  fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importancia dos povos indigenas.
    Em 1500 os portugueses chegaram no Brasil e os indios já habilitavam o país desde está data o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indigenas.

Produção textual feita pelo alulno Marcelo hilário da Escola Senador José Gaudêncio

Voto nao tem preço tem consequência


                                                                        Vote Consciente


               Na rotinna atribulada  e na lata concorrencia no mercado de trabalho, não nos sobra tempo para olhar como está nosso  bairro,  cidade, país e acabamos sendo egoistas nessa parte. E quando  se fala em politica não  sabem qual o melhor repressentante e caem na conversa de politico corrupto para satisfazer o valor pessoal

              Cadê o  valor da nossa nação? é tão importante, nosso voto, vamos nos vender por tão pouco sem podemos ser muito mais tendo nosso direito. Essa consequencia pode lhe passar tanto que você nem vai saber, vendendo nosso voto não temos nada o que fazer nem o que reclamar e vamos ter que aguentar calado uma consequencia e nós mesmos fazemos sem pensar, e depois vem o sofrimento das pessoas sem ter direito a um estudo de qualidade, sem hospitais em suas cidades, porquê?
              Prezados eleitores busqem seus novos representantes de maneira carente pois sabemos que quem vai  sofrer depois é a nação. E vamos nos concientizar qe vender nosso votto vai ser uma das piores decisões que vamos tomar, por tanto vote limpo.

Produção textual feita pela aluna Ana Gilda Brito de Araújo da Escola Senador José Gaudêncio 3°B 24/03/2016
    

quarta-feira, 23 de março de 2016

Alunos do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio Adiquirem Máquina Impressora para referida entidade. Serra Branca- PB 23/03/2016

Alunos do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio Adiquirem Máquina Impressora para referida  entidade.

Atual Situação econômica no Brasil



      A atual situação econômica doBrasil é deveras preocupante, com a tão falada crise de 2016 o país está indo por água abaixo novamente.  É relevante ressaltar que a origem da crise econômica não se deu início da noite para o dia, isto é o reflexo de longos e péssimos anos de governo. Um dos motivos que levaram o país á crise foi a total falta de investimento de uma forma geral principalmente a má administração dos gastos.
     Diante disto, negar a crise econômica e acreditar novamente em políticos corruptos com discursos bonitos é desencadear o total fracasso do país. Como dizia o pensador Miguel Falabella Não há nem nunca houve projeto sólido com ênfase na cultura política deste país. Os governantes simplismente não sabem o que fazer com ela.
      Para uma melhoria na economia brasileira, não  devemos contnuar escolhendo quem melhor nos rouba, devemos ter o consentimento das pessoas certas para investir nossa confiança nosso dinheiro e nosso país.

Produção textual feita pela aluna Aline de Souza Oliveira da Escola Senador José Gaudêncio 3°A

terça-feira, 22 de março de 2016

Indio: Eu sou o Dono de Tudo

                                                    
                                                       Indio: Eu sou  o Dono de  Tudo
    

               No dia 19 de abril  o Brasil comemora mais uma farça, em meio as leis e homenagens, a  tão pregada imagem indigena serve como propaganda para promover os discursos de amor e paz de muitos meios sociais.
               Sem da a  devida  importância a data e a imagem de um povo especificamente o verdadeiro povo brasileiro) os órgãos comunicadores muitas das vezes, não param sua programação desprogramada  para exibir o que normalmente os aborígens são: sua esccola, seus ritos, seu jeito, sua cultura. Mas de onde vem esse descaso? Tendo ciência que tudo que temos hoje é só o resultado das coisas as quais aconteceram há alguns anos, poderiamos incubur a Portugal toda a culpa, afinal quem é culpado se não eles:  Roubaram nosso povo, nossa terra e ainda nos formavam a aprender seuindioma; entretantoo porquê não assumimos nossos erros? afinal nós aceitamos todas as esomlas europeias em troca de nossas riquezas, nãonos levanntamos para lutar e somos até hoje auto desvalorizadores culturais.
               Pode parecer incensato dizer que os aborigens são  os verdadeiros brasileiros, dada toda miscigenação do periodo são os verdadeiros brasileiros, dada toda miscigenação do periodo colonizador, porém levando em conta quem chegou primeiro os aborigens são a origem do que atualmente se chama povo do Brasil, por fim voltamos a perguntar qual motivo do descaso? Resumindo em pouucas palavras teremos a seguinte resposta a ignorancia.

 Produção textual feita pelo aluno Allyson Rodrigues da Escola Senador José Gaudêncio 2°A

Rádio Independente F.M.107.7




     Foi fundada em 28 de Janeiro de 1997 por Juarez Maracaká Coutinhho. No seu antigo lugar, não  tinha muita audiência. Agora com a nova mudança melhorou bastante. Tem novas programmações, novos locutores e muita audiência, devidoa enorme criatividade dos programas e a simpatia dos locutores e as pessoas que fazem parte da ind.
   A rádio foi vendida por Juarez e hoje tem como dona a esposa do prefeito  de Gurjão,  José Carlos Vidal, cujo nome é Maria Nilde Gonçalves Vidal. As mudanças dessa rádio foram grandes, tem uma grande história sempre com um final feliz, mudou seu símbolo que antes era (um cacto com um fone no ouvido) e agora é (um I sobre um alvo). Mudou alguns programas antes eram: Show da manhã, Brega Hitts, conecção  107,7, tarde 107,7 e love night. Hoje são eu, você e a viola e  forrronejo com J estrela, Show da manhã e ind folia com Roberto Jr.., Jornal da ind com Sandoval vieira, Brega Hitts com Carlos Alberto, Conexão ind com Gerana Silva, forró da ind, as 10+da ind com Carlos Alberto e Kara metade.
    Eu, você e a viola e Forrronejo (Para o pessoal que mroa em sítios). Informativo  ind (sempre conta novidades)

segunda-feira, 21 de março de 2016

19 de Abril dia do Índio







    Comemoramos todos os anos no dia 19 de aabril o dia do Índio esta data foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas atrás do decreto lei núemro 5.540. Devemos lembrar que os indios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500, desde essa data o que vimos foi desespeito e a diminuição da população idigenas.
    Este processo ainda ocorre pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais muitos povos idigenas estão perdendo suas terras.
    O primeiro contato entre índios e portugueses foi em 1500 foi de muita estranhesa entre ambas partes. E duas culturas muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos os idigenas que habitavam aqui vivam da caça da pesca e da agricultura de milho,  feijão madeira e entre outros recursos naturais.
   Neste dia do ano ocorrem varios evventos dedicados a valorização da cultura idígena. Nas escolas os alunos costuman a fazer pesquisas sobre a cultura idigena os museus fazem exposições.Esse dia também é um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas. da manutenção de suas terras e respeito á suas manifestações culturais.

Produção textual feita pela aluna Evellyn de A. Gonçalves da Escola Senador José Gaudêncio 2°A

19 de Abril






    No dia 19 de Abril, Comemoramos todos os anos, o  dia do ìndio essa data foi  criada pelo  presidente Getúlio Vargas. No ano de 1940 foi realizado  no México,  o  Primeiro Congresso Indigenista Interomericano de diversas autoridades governamentais dos países  da  América..
    Além de contar com a participação de  divversas autoridades, vários líderes indigenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões os indios não compareceram  nos primeiros dias do evento, pois os indios há vários anos atrás estavam sendo perseguidos agredidos e dezimados pelos homens brancos. Após algumas reuniões, vários líderes indigenas resolveram participar após etenderem a importância daquele momento histórico. Esta reunião ocorreu no dia 19 de abril,e foi escolhido no continente americano, como o dia do Índio.
   Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses chegaram aqui em 1500. Desde esta data o que vimos foi   o desrespetio e a diminuição das populções indígenas.


Produção textual feita pela aluna Cristiane Karine Gomes de Arruda da Escola Senador José Gaudêncio  2°A

quinta-feira, 10 de março de 2016

Estudantes do 3°C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio fazem armadilhas do mosquito aedes aegypti. Serra Branca- PB 10/03/2016

Estudantes do 3°C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio fazem armadilhas do mosquito aedes aegypti. Serra Branca- PB 10/03/2016

Equipe da Vigilância Sanitária e o NASF fazem palestra sobre o combate a dengue, Chikungunya e a Zika. Serra Branca- PB 10/03/2016

Equipe da Vigilância  Sanitária e o NASF fazem palestra sobre o combate a dengue, Chikungunya e a Zika. Serra Branca- PB 10/03/2016

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Confeccionam Armadilhas para Capturar o Mosquito da Dengue. Serra Branca- PB 10/02/2016

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Confeccionam Armadilhas para Capturar o Mosquito da Dengue. Serra Branca- PB 10/02/2016.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio Participam da Palestra : Como Combater a Dengue Serra Branca PB 10/02/2016


Serra Branca Contra a Dengue 10/03/2016

                               Serra Branca Contra a Dengue

segunda-feira, 7 de março de 2016

quinta-feira, 3 de março de 2016

Professor Juarez Ribeiro de Araújo e os alunos do 3°A da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio PB - 03/03/2016


Professor Juarez Ribeiro de Araújo e os alunos do 3°C da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio PB - 03/03/2016





Dia internacional da mulher






     No dia 8 de março de 1857 operárias de uma fábrica de tecidos reivindicaram por melhores condições de trabalho.
    A manifestação foi reprimida com total violência, as mulheres foram trancadas e queimadas dentro de uma fábrica no dia 24 de fevereiro de 1932 as mulheres conseguiam o direito de votar e no dia 1788 as mulheres conseguiram ter acesso a educação e emprego.
    No Brasil no dia 30 de abril se comemora o dia nacional da mulher o dia que lembrado o esforço para conseguir os direiitos que se tem hoje tem mulheres hoje que atuam em areas de emprego que antes só os homens podiam atar a mulher lutou para conseguir igualdade e hoje se iguala ao homem.
   Não se iguala totalmente pois ainda hoje tem mulheres que luta para conseguir o mesmo salário que os homens.


  Produção textual feita pela aluna Rafaela F. do nascimento 3°Regular da Escola Senador José Gaudêncio

Dia Internacional da Mulher







        O dia Internacioanl da Mulher é celebrado no dia 08 de março a ideia de criar o dia da mulher surgiu no seculo XX, nos Estados Unidos as mulheres lutavam e lutam até hoje por melhorias de vida, respeito direito a igualdade. Nos séculos passados existia muito preconceito com as mulheres, elas não podia votar não podiam trabalhar fora muitas vezes nem escolher seus próprios maridos mas ainda bem que com o passar dos anos isso foi mudando embora ainda haja muito preconceito aora existem mulheres que são muito competentes e muito inteligentes.
      O dia Internacional da mulher ficou marcado por várias manifestações feitas por mulheres os protestos foram brutalmente interrompidos. Uma das principais manifestações ocorreu em uma fábrica em Nova York no ano de 1957, as mulheres já passaram e ainda passasm por dificuldades mais nunca lhes- faltam coragem para buscar o que precisam e tem vontade.
      Enfim as mulheres devem ser respeitadas e muito valorizadas.


Produção textual feita pela alluna Victória Santos do 3°reglar da Escola Sendador José Gaudêncio 

8 de março- Dia INternacional Da mulher






  

      No dia 8 de março comemoramos o dia Internacional da Mulher. Esta data foi cirada como form de homenaggem as mullheres mortas num incêndio, numa fábrica textil em Nova York, enquato protestavam pela redução da carga horária de trabalho.
      As mulheres, que antes eram  vistas de forma preconceituosa pela sociedade conquistaram grandes paeís na soceidade desde o direito de votar até a presidência da República em vários países. Com o passar dos anos as mulheres conquistaram também o respeito de boa parte da sociedade que deixou o machismo de lado e passou a valoriza-lá e respeitá-la, graças a sua capacidade de cumprir todas sas funções que lhe foram dadas.
    As mulheres também conseguiram a proteção de uma lei que foi criada para protegê-la das agressões sofridas por seus parceiros e desde então a violência contra a mulher diminnuiu um pouco. E cada vez mais das mulheres vêm conquistando seu espaço.

  Produção textual feita pela aluna Nívia Kaliny  M. de Sousa do 3° ano regular da Escola Senador José Gaudêncio.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Carta para o Papa Francisco



Serra Branca, Paraíba, Brasil. 22 de setembro de 2015
A vossa Santidade, o Papa Francisco

            Vossa Santidade, somos estudantes do terceiro ano médio da escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio, da cidade de Serra Branca do estado da Paraíba, Brasil. Estamos desenvolvendo um projeto chamado: Direitos humanos, uma conquista social de todos. Orientados pelo professor de história, Juarez Ribeiro. Tal projeto visa como objetivo central os direitos humanos do ser humano na sociedade. Diante disso, foram desenvolvidas várias oficinas no intuito de termos a oportunidade de interagir com crianças, jovens, idosos, deficientes físicos e mentais, negros, entre outros.
            Vossa Santidade, nos últimos dias é possível acompanhar pela mídia o sofrimento dos imigrantes em busca de uma vida com qualidade. A religião, a fome, a falta de trabalho e muitas guerras sufocam e exterminam os direitos dessa pessoas, homens mulheres, idosos e crianças, que há muito tempo lutam pela PAZ.
            Na medida que observamos o sofrimento desses imigrantes, contemplamos também a bondade de muitas pessoas e instituições nesta causa, e aqui destacamos a da igreja católica e Vosso nome, com os projetos que estão sendo desenvolvidos em favor desses necessitados. Por exemplo o vaticano acolheu duas famílias refugiadas e assim também as demais paróquias fizeram e estão fazendo o mesmo ato de bondade e de compaixão. Muitos fatos que comoveram todo o mundo, e ao observamos isso percebemos a importância dos direitos humanos para essas pessoas e todas as demais do mundo.
            Vossa santidade, agradecemos desde já que o que está fazendo por estas pessoas e mostrando o quanto nós podemos ser solidários uns com os outros, admiramos todo o seu esforço por nunca desistir de fazer o mundo um lugar melhor. Obrigada pela atenção conosco em ler esta carta. Deus lhe abençoe.

Atenciosamente: Beatriz Roberto, Mariane, Sarah e Thais.
Professor Juarez Ribeiro de Araújo

Carta para Nações Unidas ONU





Serra Branca, 29 de Setembro de 2015
Excelentíssimo Ban Ki-moon,

            Somos  alunos representantes da Escola Senador José Gaudêncio, da 3°C do  Ensino Médio, colégio localizado em Serra Branca, no Estado da Paraíba, Brasil.
            Estamos realizando este projeto com a intenção  de demonstrar o nosso pesar para com a situação dos imigrantes, que quando não morrem de causas naturais são rejeitados friamente. Mas devemos também se salientar que a ONU ( Organização das Nações Unidas) está desenvolvendo um trabalho de extrema importância, tentando cobrar  para que os países aceitem estas pessoas, que lhes deem outra chance de viver. A busca pela paz é algo que vem atormentando o mundo em meio a todos os séculos aparentemente é uma utopia imaginar que um dia poderemos realmente alcançar este privilégio.
            Além de sermos representantes desta escola, também estamos aqui para representar pessoas que simpatizam com nossa causa, que buscam melhorias para a vida atual assim como das futuras gerações. É compreensível que estes imigrantes, ao chegar, ocupam lugares que seriam dos conterrâneos daquele determinado país isto é motivo de transtornos por que a crise é iminente e muitos países não tem empregos suficientes para atender toda a demanda necessária. Pergunto a vossa senhoria, qual será a melhor solução? Algo que não valorize apenas um, ou outro país, nem que os prejudiquem. Muitas vezes o problema é que estes acontecimentos, estas ideias que são tratadas tão cuidadosamente, nunca chegam aos olhos da população. Somos inertes  as suas escolhas como se a voz da liberdade fosse retirada das nossas bocas. Não estamos aqui para suplicar atenção, pois não somos nós que morremos de fome, afogados, a espera que alguém como o senhor possa fazer alguma coisa. Nossa intenção aqui é demonstrar que estas pessoas são como qualquer outras, merecem uma vida tão bela, com mesmas oportunidades.
            Será que estes países tão enriquecidos não podem se portar alguns imigrantes? Talvez não sejam assim tão ricos,  ou quem sabe, esqueceram o significado da humanidade. É incompreensível algumas coisas que acontecem, somos animais? Se a riqueza não for capaz de proporcionar uma melhor vida para todos, talvez fosse melhor se ela realmente não existisse, nem o progresso, ou qualquer coisa semelhante, do que adianta se exacerbar se a realidade aparente é a fome  , o caos, o fim dos tempos? Do que adianta chorar pelos famintos da África, em quanto eles não tem água corporal suficiente para soltar suas próprias lágrimas. Este tipo de coisa que é incompreensível  e a solução? Nunca ouvimos se quer falar a respeito.
Atenciosamente:
Ana  Luiza S.  Mota
Maria dos Milagres A.Ribeiro
Lara Raianny R. A. Carvalho
Yohana da S. Moura
Joilson Willamy  dos S.  Junior
Gabriel Sousa S. Araújo
Prof. Juarez Ribeiro de Araújo
Toda a turma do 3°C

terça-feira, 1 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher



    O dia internacional da mulher, ficou desse modo, reconhecido através das varias conquistas das mulheres por longo período as mulheres ganham espaço no cotidiano masculino ou seja, conseguiram empregar-se em industrias fabricas e etc.
   As mulheres tiveram grande importância nas grande revolução pois parte delas lutaram por direitos iguais ao longo do ano esses direitos desde já só eram concedidos aos homens como o direito ao trabalho ao salário minimo ferias remunerados direitos fudamentais como o direito de votar e ser votada.
  Em meados do século XVII a XIX, ás mulheres eram nas fábricas de tecelagem, eram um trabalho em parte pesada e leve, pois incluiam trabalhos de tecelagem com varios modelos de corte e costura tingimentos , fora isso existiam as maquinas que eram manobradas toda hora por parte dos homens através das revoluções e greves e protestos ás mulheres conseguiram tomar conta desse setor também.

 Os modos programaticos as mulheres deixaram de lado as casas, e partiram para as indrustrias feito esse modo elas dominaram o mercado de trabalho. Assim por causa dessas variedades . Mostrando suas idepencias no espaço social profissional ganharam um dia internacional fazendo assim com que o dia 08 de março seja reconhecido como o dia internacional da mulher.


 Produção textual feito pelo aluno Yan felipe nacena de Souza Lima 3°C da Escola Senador José Gaudêncio

Dia Internacional da Mulher



     O dia Internacional de Mulher foi idealizado principalmente por uma socióloga europeia no inicio do século XX, a data 8 de março foi escolhido alguns dizem que foi em decorrência de um incêncido criminoso ocorrido por causa de uma greve de mulheres que invadiram uma fábrica e exigiam melhores condições de trabalho diz-se em uma versão que elas foram trancadas por fora,  e que teria sido ateado fogo, existem outros indicios que desmentem tal versão histórica .
     As mulheres conseguiram ao longo dos anos aumentar seu espaço social, atuação em diversas áreas, sendo porem a atuação de grupos feministas na segunda metade dos século XX para cá.

Produção Textual feito pelo aluno Caio Maximus Pereira 3°C da Escola Senador José Gaudêncio

A importância da Mulher



      Mulher, um ser tão especial que merece todo o nosso respeito e admiriação por toda sua garra e toda luta para sair da invisibilidade.
      Desde muito tempo a sociedade teve uma visão bem machista sobre a mulher, onde a sua única função era cuidar da casa e dos filhos, sem direito a escola, ao voto, sem lutar por aquilo que acredita. Enfim eramos um fantasma.
      Mas com o tempo  isso começou a mudar, a mulher percebeu que podia fazer mais, muito mais, e se impôs contra a sociedade para mostrar que tem mais, muito mais, e se impôs contra a sociedade para mostrar que tem voz tem ideais e capacidade para ser o que quiser de uma simples dona de casa a uma grande engenheira. Consguimos muito, temos direito ao voto, a estudar, a salários mais justos.
      Todas essas conquistas nos colocaram em evidência mas isso foi preciso muita luta coragem e força para não desistir conseguimos ter o nosso valor reconhecido valor esse que deveria ser reconhecido desde muito tempo pois somos seres extremamente especiais temos a dádiva de gerar uma vida dentro de nós, a graça de dar a luz, graça essa que foi concedida somente á nós e mesmo que o homem queira nos colocar para baixo iremos mostrar que somos capazes e vamos crescer mais e mais para que todos vejam o poder da mulher.

  Produção textual feita pela aluna Iara Ferreira Campos Siqueira da Escola Senador José Gaudêncio