sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Produção textual feito pela aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio: Ana Beatriz Nunes Rodrigues 2° A



                                                               Revolução Francesa
           
            O primeiro alvo dos revolucionários foi Bastilha. A Queda da Bastilha em  14/07/1970 marca o inicio  do processo revolucionário pois a prisão política era o símbolo  da monarquia francesa.
            O   lema dos revolucionários era liberdade, igualdade e Fraternidade, pois ele resumia muito bem os desejos do  terceiro Estado Francês.
            Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou  a  França ,  porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia entre eles o rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune,  pois os bens da igreja foram confiscados durante a revolução.
            No mês de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam  e promulgou a declaração dos direitos do homem e do cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantidos direitos iguais aos cidadãos além de maior participação politica para o povo.
            A situação da França no século XVII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O terceiro estado era formado elos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. OS impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os lucros da nobreza.
            Também tinha  privilegio de não  pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família,  condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito lucro na corte. A base da sociedade eram formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário