quarta-feira, 8 de abril de 2020

O SURGIMENTO DOS CIGANOS ▪︎ por 8 de Abril - Dia Internacional dos Ciganos.

Os ciganos têm se formado como uma minoria étnica distinta desde o século XIV nos países dos Balcãs.
Embora tenham recebido seu nome de uma antiga hipótese que colocou sua origem no Egito, sabe-se agora que são originários da Índia e que eram relacionados a tribos nômades similares que sobrevivem até hoje no norte daquele país.
Em alguma época da história, próxima ao ano 1000, algumas dessas tribos se deslocaram para o oeste. Um grande grupo se estabeleceu por um longo periodo na Turquia e incorporou muitas palavras daquele país em sua linguagem romani distinta.
Cruzando o Bósforo, os ciganos foram parar na Sérvia e viajaram para o norte até a Boêmia no decorrer do século XIV. Sua presença foi registrada em Creta, já em 1322. No século seguinte, um pouco antes do surgimento de Vlad Dracul e Vlad, o Empalador como governantes de Wallachia, transferiram-se para onde são hoje a Romênia e a Hungria.
Os ciganos se espalharam pela Europa no decorrer do século seguinte. Estiveram na Rússia e na Polônia, chegando finalmente à França e à Grã-Bretanha.
Na Romênia e na Hungria, os ciganos foram muitas vezes escravizados e perseguidos. Sua cultura nômade e não-literária deixou-os vulneráveis às acusações de prevaricação.
Tornaram-se conhecidos não apenas como artistas viajantes mas também como ladrões, artistas condenados e ladrões de crianças; essa última acusação era frequentemente feita a grupos minoritários na Europa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas, a exemplo de seus ataques sobre os judeus, tentaram exterminar os ciganos como “a solução final” referindo-se a eles como “o problema dos ciganos”.
.....
FONTE: texto por J. Gordon Melton
ARTE: "A ciganinha espanhola" - por John Bagnold Burgess, Reino Unido (1829-1897)

Nenhum comentário:

Postar um comentário