quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Projeto: Jackson, 100 anos de Ritimos. Professor Juarez Ribeiro. Ano Letivo: 2019.






 




JACKSON, 100 ANOS DE RÍTMOS

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO





PROFESSOR: JUAREZ RIBEIRO DE ARAÚJO




 












Serra Branca – PB
2019
JUAREZ RIBEIRO DE ARAÚJO
HISTÓRIA





JACKSON, 100 ANOS DE RÍTIMOS


DESCRITORES ENVOLVIDOS
·     Língua Portuguesa: D02 – D05 – D24 – D26.
·     Matemática: D02 – D10 – D24 – D75.




















Serra Branca - PB
2019.

SUMÁRIO





O projeto ora apresentado visa desenvolver ações dinâmicas e diferenciadas para o ensino do componente história, em especial ações que possam ser desenvolvidas de forma interdisciplinar e contextualizadas com o Projeto de Intervenção Pedagógica da escola. Neste sentido, no ano letivo 2019, buscaremos aliar o ensino de história ao PIP da Escola Senador José Gaudêncio da Cidade de Serra Branca/PB, que tem por proposta desenvolver ações alusivas ao centenário de Jackson do Pandeiro, através do estudo histórico de sua música e musicalidade, aliando o ensino da história com a música e ritmo.
Aliando música ao ensino de história, pois essa ação pedagógica proporciona o dinamismo do ensino desse componente curricular pelo fato da música ser um recurso que tem forte presença na vida dos discentes, apresentam situações e uma linguagem acessível ao seu mundo e ao seu cotidiano. Sua utilização em sala de aula, e em especial nas aulas de história com a contextualização da obra de Jackson do Pandeiro, apresenta grande potencial, mas assim como toda metodologia de ensino ela deve ser trabalhada corretamente, sob a luz de planejamentos e certas diretrizes, para não correr o risco de ser usada como mero passatempo. Visto que a música está presente em todas as culturas e suas formas de manifestações são diversificadas conforme o momento histórico e o espaço social. Isso só acontece porque a música faz parte da cultura humana presente nas mais diversas atividades cotidianas. Ela está em casa, na escola, na rua, na festa, no encontro religioso, no carro, nas reuniões entre amigos e por vezes no seu trabalho. Assim falar de música é o mesmo que falar da própria vida. As relações entre a Música e as diversas disciplinas escolares assumem um papel cada vez mais desafiador, demando a emergência de novos saberes para aprender como interligar os processos educacionais com os processos sociais. A aquisição do conhecimento e o aprender só acontecem da construção a interação, o professor tem que desenvolver conteúdos significativos e integrar ao trabalho em sala de aula para estimular situações desafiadoras, que pressupõem interações com os alunos e deles entre si e com o conhecimento. O ensino escolar requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando desenvolver cidadãos críticos que tenham possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente.
Neste sentido o projeto surge com ações multidisciplinares buscando a construção de estratégias diversificadas para melhorar e dinamizar o ensino do componente curricular História, esse projeto firma-se na intenção de a partir de diferentes elementos da história e de outras áreas do conhecimento propor uma aprendizagem diferenciada, nesse processo à aprendizagem dos educandos será analisada, como também verificar como é possível assegurar esse tipo diferenciado de aprendizagem em consonância com as leis que fundamentam a educação e o ensino de história. Ao propor esse desafio estarei relacionando o ensino e a aprendizagem da História á um modo de educar que seja atrativo para o educando sem deixar de ser contextualizado. Com isso será visto no decorrer do trabalho novos conceitos e abordagens atinente ao ensino de história objetivando que a aprendizagem seja significativa para quem á recebe.
Em fim, esperamos contribuir para que nossa escola consiga atingir as metas estabelecidas, assim como os índices do IDEPB e que com muito empenho, esperamos envolver o nosso projeto com os demais projetos desenvolvidos na mesma. Além disso, buscaremos homenagear em nossas atividades o grande artista paraibano José Gomes Filho, também conhecido como Jackson do Pandeiro, realizando um amplo debate para a produção musical deste importante artista paraibano.

Para desenvolver o nosso projeto, consideramos de fundamental importância para o mesmo, compreendemos algumas informações referentes ao histórico e aos dados de nossa escola diante da participação dos exames relacionados ao IDEPB. O projeto tem por objetivo apresentar a obra de Jackson do Pandeiro aos alunos de nosso educandário, bem como contribuir com a melhoria dos  índices medidores da educação IDEB e IDEB/PB, através do incentivo ao protagonismo juvenil e formação cidadã, auxiliando na construção de valores éticos e morais, no sentido de aguçar o senso critico dos alunos envolvidos na análise da cultura popular de forma contextualizada.
Tabela 1- IDEPB
SOMA – IDEPB (Ensino Médio 3ª Série)
2015
2016
2017
2018
Língua Portuguesa
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Matemática
-------
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Resultado do IDEPB
3,78
3,40
3,77
3,79

Sabendo da importância da disciplina de História para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem e vendo que temos que procurar uma metodologia que possa sempre trazer bons resultados para nossa escola, buscaremos em nosso projeto, apresentar uma metodologia inovadora, do qual os nossos alunos possam adquirir conhecimentos em torno de todas as atividades programadas e que possamos estimular o protagonismo diante das diversas atividades que a escola desenvolve.
Sendo assim, por meio do nosso projeto, esperamos que nossos alunos obtenham êxito nas mais variáveis tipos de avaliações adotadas pela escola. Com isso, esperamos contribuir para que nossa escola consiga superar o índice do IDEPB.

Através da realização de nosso projeto, buscaremos levar aos alunos, a capacidade de desenvolver habilidades e competências relacionadas a alguns descritores relacionados à Língua Portuguesa e a Matemática.
Dessa forma mostraremos os descritores por meio de tabela e para uma melhor compreensão do nosso trabalho, citaremos algumas informações sobre cada um deles.
Tabela 2- Quantidade de descritores que serão trabalhados.
DESCRITORES
Língua Portuguesa
D02
D05
D06
D26
Matemática
D02
D10
D21
D24

Na Língua Portuguesa, iremos abordar os seguintes descritores:
D02 - Localizar informações explícitas e inferir informações em diversos textos.
D05 – Identificar o tema ou assunto do texto
D06- Distinguir fato de opinião relativa ao fato .
D26- Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Esperamos que os alunos desenvolvam habilidades em identificar informações que muitas vezes são apresentadas de forma explicita, desenvolvendo a capacidade de identificar a tese e o gênero de cada texto apresentado nas aulas, fazendo com que os mesmos consigam localizar os efeitos de sentidos gerados através do uso de pontuação e outras notações.

Já na Matemática pretendemos abordar os seguintes descritores:
D03- Resolver situações-problema que envolve operações com números reais.
D10- Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos.
D21 – Efetuar cálculos com números irracionais, utilizando suas propriedades.
D24 - Resolver problemas envolvendo cálculos de probabilidade de ocorrência de um evento.

  Na área da Matemática, iremos desenvolver atividades que levem o alunado a desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de sentenças matemáticas, além de desenvolver a competência de interpretar gráficos e tabelas, para resolução de problemas.   





























Na busca pela melhoria do processo de ensino/aprendizagem do componente curricular história, o universo dos discentes deve ser incluído no planejamento do profissional de educação, pois quando o conteúdo a ser abordado nas disciplinas se distancia demais do seu “mundo” ocasiona muitas vezes em perda de interesse na matéria ou no assunto, prejudicando o processo de ensino e aprendizagem.
 No caso da disciplina de História, por exemplo, o professor deve sempre fazer a ponte entre os fatos passados e o momento contemporâneo, conectando-os, estabelecendo pontes, continuidades e descontinuidade, abrindo leques para a percepção do aluno no que se refere a construções históricas, e guia-los no sentido de promover desconstruções de preconceitos historicamente construídos. A avalanche de sons e imagens que invadem o cotidiano das novas gerações deve ser visto como uma oportunidade pelo professor de história, onde o mesmo deve procurar se adequar as novas subjetividades, aos novos dinamismos. Com base em Xavier:

Não se trata de formar pequenos historiadores, ou que estes estejam a par das discursões historiográficas, mas de instigar, através do ensino de História, uma prática que, segundo Rusen: “Permita ao indivíduo a indagação sobre o passado deforma que a resposta lhe faça algum sentido no presente e que de alguma maneira esse sujeito encontre uma orientação histórica para a sua vida cotidiana”.(XAVIER, 2010, p. 1101).


A música é um recurso que tem forte presença na vida dos discentes, apresentam situações e uma linguagem acessível ao seu mundo e ao seu cotidiano. Sua utilização em sala de aula, e em especial nas aulas de história, apresenta grande potencial, mas assim como toda metodologia de ensino ela deve ser trabalhada corretamente, sob a luz de planejamentos e certas diretrizes, para não correr o risco de ser usada como mero passatempo.
Na proposta aqui apresentada, focamos em trabalhar a música como fonte e documento, referente ao centenário de Jackson do Pandeiro  apresentando algumas canções feitas por estes renomado artista paraibano e a sua influencia na música nacional. Como bem nos incita Marc Bloch: “Tudo que o homem diz ou escreve, tudo que fabrica, tudo o que toca pode e deve informar sobre ele” (BLOCH, 2001, p. 79), levando a perspectiva de que tudo pode ser uma fonte histórica, dependendo da questão que levantarmos, e de promovermos um método apropriado no seu trato. Isto promove o desenvolvimento de um senso crítico no aluno, fazendo-o perceber que as fontes não devem ser encaras como verdades absolutas, mas que estão sujeitas a serem construídas sob determinadas intencionalidades.
Por fim, é importante ressaltar que o professor deve ajudar o seu aluno a desenvolver habilidades de interpretação, levando-os a criticar e a historicizar as fontes que forem analisadas. Esclarecer de forma didática que a história é uma representação social, e que a análise da sua escrita, da sua função e dos seus fatos varia de tempo para tempo, de lugar para lugar, de sociedade para sociedade, de grupo para grupo e de indivíduo para indivíduo, ressaltando as devidas articulações existentes.
Nosso projeto também surgiu da ideia de trazer para nossa escola, um pouco da vida e obra do saudoso Jackson do Pandeiro, aproveitando que nesse ano de 2019, é comemorado o centenário desse grande artista paraibano.

Com base na proposta que nos levaram ao desenvolvimento de nosso projeto, apresentaremos a seguir, através do objetivo geral e dos específicos, tudo que pretendemos realizar e também os resultados que queremos alcançar.

3.1 GERAL:


  • Utilizara obra de Jackson do Pandeiro, para contextualizar o ensino de história afim de despertar nos educando interesse pela matéria e a curiosidade própria que todo estudante de história possui, desenvolvendo um senso crítico, habilidades no trato de fontes, abstrações, diferenciações, confrontações e percepções de realidades, é todo um cabedal que pode ser obtido através dessa proposta.

3.2 ESPECÍFICOS:


  • Promover a consciência da cidadania aos alunos;

  • Estreitar as relações dos alunos com a pesquisa cientifica;

  • Promover debates orais e pesquisas sobre o assunto;

  • Aguçar o espírito do educando para crítica e autocrítica;

  • Ensinar o educando a construir a cidadania;

  • Contextualizar o ensino de história coma realidade do semiárido em especial a obra de Jackson do Pandeiro;


               As atividades do projeto serão desenvolvidas pelo componente curricular história buscando sempre a melhoria dos indicadores educacionais (IDEB e IDEB/PB), trabalharemos de forma enfática com os componentes curriculares língua portuguesa través da construção de textos, da leitura das músicas, do componente matemática no sentido de cálculos com custos, despesas, cronologia, dados estatísticos. Buscando parceria ainda com artes na oficina de desenho e caricatura, sociologia para a formação cidadã e história para a compreensão dos contextos históricos. A avaliação será processada continuamente e no final será através de um seminário em cada turma, onde será socializada toda experiência em sala de aula.

  • Será realizada uma exposição “Jackson, 100 anos e Ritmos” com a exposição de todos os painéis estudados, desenvolvidos e apresentados pelas turmas de 3º ano do ensino médio, no pátio da escola;
  • Serão convidadas autoridades da educação , todas comunidades escolares, pais de alunos, comunidade, mídia (Radio, blog’s  etc..) outras escolas para socialização dos painéis;
  • Serão apresentadas músicas da época, poesias, homenagens por  alunos da escola, devendo ser envolvidos todos os alunos da escola.
A seguir apresentaremos passo a passo a metodologia do nosso projeto, além de algumas informações que achamos fundamentais para um melhor entendimento do mesmo.

4.1 METODOLOGIA:


Optamos em desenvolver uma metodologia dinâmica, da qual, pudéssemos utilizar alguns materiais diversos para a construção de charges, cartazes, releitura de músicas para abordarmos conteúdos de história e a música de Jackson do Pandeiro, com isso como uma estratégia para trabalhar os conteúdos programados para este ano letivo, buscamos otimizar o ensino de história. Assim, procuramos estimular a criação e imaginação, concentração, auxiliando os alunos sempre que possível durante as atividades desenvolvidas à construção de seus conhecimentos históricos e culturais, visando explorar conteúdos vistos em sala de aula por meio de atividades lúdicas.
Não podemos deixar de ressaltar que com base no centenário de Jackson do Pandeiro, nossa escola realiza ações que homenageiam esse grande musico paraibano. Dessa forma, nosso projeto busca contribuir com as ações que estão sendo realizadas em nossa escola. Buscando trazer um pouco da história do saudoso Jackson do Pandeiro. Dessa forma os alunos já estão tendo a oportunidade de estudar os conteúdos da disciplina de história de maneira prática e contextualizada conhecendo e ouvindo o som de várias músicas desse grande musico paraibano.Assim ao longo dos três primeiros bimestre, iremos realizar em nosso projeto uma aula semanal de acordo com a seguinte metodologia:
  • Aulas expositivas;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Praticas de cine-clubismo;
  • Construção de blog’s;
  • Aulas com celulares;
  • Oficina de caricaturas e desenhos;
  • Entrevistas radiofônicas;
  • Construção de mural;
  • Concurso de fotografias.
  • Leitura de músicas;
  • Apresentação de Seminários

ESTRATÉGIAS E AÇÕES

As estratégias do projeto serão desenvolvidas no período que compreende o primeiro, segundo e terceiro bimestre para execução das ações, e no início do quarto bimestre daremos alem da socialização das atividades junto a comunidade local, o processo de avaliação sobre o processo de ensino/aprendizagem.
  • Realizar parcerias com os professores de Arte, Sociologia, Português, Literatura, Informática e orientadora educacional para apoio no desenvolvimento do Projeto;
  • Ouvir e debater musica de Jackson do Pandeiro;
  • Falar sobre a cultura local;
  • Entender conceitos do ritmo de Jackson do Pandeiro;
  • Participação de debates em emissoras de radiofônicas locais;
  • Falar sobre nacionalismo, e outras formas de extremismo da história.

 

4.2 RECURSOS DIDÁTICOS:


Com base em nossa metodologia, iremos utilizar os seguintes recursos didáticos:
·      Caixa de som;
·      Cola;
·      Lápis de cor;
·      Computador;
·      Datashow;
·      Eva;
·      Internet;
·      Lousa;
·      Microfone;
·      Pincel;
·      Régua;
·      Celulares;
·      Cartolina.

4.3 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:


Em nosso projeto, pretendemos abordar em nossas atividades diversos conteúdos que possam reforçar o aprendizado dos nossos alunos e o conhecimento prévio dos mesmos. Dessa forma, como a turma envolvida faz parte do terceiro ano do Ensino Médio abordaremos os seguintes conteúdos:
·      Cultura e aculturação;
·      Cidadania;
·      Globalização;







5. CRONOGRAMA:


O nosso projeto será desenvolvido nos três primeiros bimestres. Dessa forma, o mesmo apresentara quatro etapas. Assim, vamos descrever no cronograma abaixo, os tempos para a realização do nosso projeto.

ETAPAS
2018
1º Bimestre
2ºBimestre
3ºBimestre

1. Elaboração de Projeto
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2. Apresentação do projeto de Intervenção à escola
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3. Execução das atividades
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4. Escrita do Relatório




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5. Socialização dos Resultados




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6 – REFERÊNCIAS:


BLOCH, Marc. Apologia da História ou ofício do historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. – 4. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

JACKSON DO PANDEIRO. Sebastiana. Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/jackson-do-pandeiro/401580/, Acesso em: 05 de abril de 2019.

JUNIOR, Cartelll Roberto. Temas e linguagens da história: ferramentas para sala de aula no ensino médio. – São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e Música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, vol. 20, nº 30. Dossiê: Brasil, Brasis, 2000.

MOREIRA, Ana Paula; SANTOS, Halinna; COELHO, S. Irene. A música na sala de aula – a música como  recurso didático. UNISANTA Humanitas – p. 41-61; Vol. 3 nº 1, 2014.

MOURA, Fernando; VICENTE, Antonio. Jackson do Pandeiro: o rei do ritmo - São Paulo: Editora 34, 2001.

NAPOLITANO, Marcos Francisco D’Eugenio. História e Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NATIVIDADE, Nilva Terezinha da; SILVA, Nilzete de Castro; COSTA, Renilva dos Santos; LIMA, Rita de Souza Almeida; DANIEL, Ruti Maria Falqueto. Música em sala de aula. Brasília, 2005.


TV CULTURA. MOSAICOS "A ARTE DE JACKSON DO PANDEIRO" - TV CULTURA. Disponível em:

 











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