sábado, 12 de outubro de 2019

12 DE OUTUBRO DE 1931 - INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DO CRISTO REDENTOR NO MORRO DO CORCOVADO

A Revolução de 1930 atrasou a inauguração Do Cristo no Morro do Corcovado, finalmente ocorrida com grandes festas a 12 de outubro de 1931, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Contou a solenidade com a presença do Presidente Getúlio Vargas (que era ateu), ministros, autoridades civis e militares, representantes do Papa e o Cardeal-Arcebispo D. Sebastião Leme, que fez virulento discurso político, bastante ríspido, quase provocando incidente com o Presidente Vargas, que se sentiu ofendido.
Na mesma noite foi inaugurada a iluminação. Foi montado no Corcovado um enorme aparato de rádio para tal, pois o inventor Guglielmo Marconi ofereceu-se para ligar as luzes da estátua acionando uma chave de poderoso equipamento de rádio situado em Gênova, na Itália, onde se encontrava.
Na hora determinada, o equipamento falhou e a estátua foi acionada por um suboficial do Exército, o futuro escritor católico Gustavo Corção.
Por cinquenta anos a estátua nunca foi lavada integralmente, o que lhe conferiu uma tonalidade cinzenta, até que uma restauração em 1980 devolveu-lhe a cor primitiva. Em 1965, o Papa Paulo VI inaugurou a nova iluminação, desta vez realmente acionada por uma onda de rádio oriunda de um equipamento na Itália.
.....
FONTE:
- Quintino Gomes Freire, do Diário do Rio (adaptado)
* (Defensor do "Carioca Way of Life", mora em Jacarepaguá, trabalha na Zona Sul, mas já passou pelo Mercadão de Madureira, pelo Centro, Barra e pela Ilha do Governador. Filho de uma mãe carioca da Gema, nascida no Catumbi e de pai português. Começou o "Diário do Rio" em 2007 e está à frente dele até hoje, tornando-o um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro).
.....
MONTAGEM: (da esquerda para a direita, de cima para baixo):
- Foto da cabeça e da mão esquerda da estátua. A cabeça do monumento pesa 30 toneladas e é formada com cinquenta pedaços distintos. As mãos foram moldadas segundo as formas das mãos da artista plástica Margarida Lopes de Almeida consideradas as mais belas do país naquela época.
- O Morro do Corcovado, antes da construção da estátua. No pico, a 704 metros de altitude, havia um mirante de ferro que fora batizado de “Chapéu de Sol” (demolido em 1942).
- Vista aérea da obra, em junho de 1930.
- Desenho de um dos primeiros projetos para o monumento (de 1924)
- Comparação da altura do Cristo e das estátuas Buda do Templo da Primavera (China); Estátua da Liberdade (EUA); Mãe Pátria (Rússia); e David (Itália).

Nenhum comentário:

Postar um comentário