sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Guerra Espacial.

Segundo anuncio dado hoje pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, o Pentágono definiu os passos concretos para criar uma força espacial, seguindo uma proposta dada pelo Trump. Para ser colocada em prática, a proposta precisa da aprovação do Congresso Norte-Americano. A força espacial seria o sexto ramo das Forças Armadas do país, e o Departamento de Defesa espera que ela seja criada até 2020.
De acordo com Pence, as novas ameaças proporcionadas, principalmente, pela China e pela Rússia, e a presença internacional cada vez maior no meio espacial (satélites, sondas, etc.), urgem pela expansão da força militar Norte-Americana para além da fronteira atmosférica. Em discurso no Pentágono, Pence disse que os EUA sempre procuram a paz, mas que a história tem ensinado que essa paz só é conquistada através da força.
"Chegou o momento de escrever o próximo grande capítulo da história de nossas forças armadas, de se preparar para o próximo campo de batalha, para onde serão convocados os melhores e os mais corajosos americanos para dissuadir e vencer uma nova geração de ameaças ao nosso povo, à nossa nação", afirmou Pence no discurso.
Se aprovado, o custo total do empreendimento é estimado em ser de 8 bilhões de dólares para os próximos 5 anos. Segundo especialistas, incluindo o Pentágono, as preocupações com armas anti-satélites empregadas por países rivais é uma realidade e justificam os gastos. O serviço de inteligência dos EUA afirma que a Rússia ou a China serão capazes de destruir satélites Norte-Americanos dentro de dois ou três anos, e acredita-se que ambos os países estão desenvolvendo tecnologias para esse fim. Prejuízos no poder de coleta e coordenação de dados proporcionado pelo sistema de satélites trariam pesados e incalculáveis danos aos EUA, sem contar a grande dependência militar e civil do GPS.
Trump postou em seu Twitter: "Força Espacial a caminho!"
#Jean
Referências:
1. https://g1.globo.com/…/pentagono-define-passos-concretos-pa…
2. https://www.nytimes.com/…/poli…/trump-pence-space-force.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário