terça-feira, 1 de maio de 2018

Robe de coroação do rei Guilherme II da Sicília (1153 –1189) feito por artesãos muçulmanos no século XII. A indumentária é bordada com letras douradas em árabe e latim.

Robe de coroação do rei Guilherme II da Sicília (1153 –1189) feito por artesãos muçulmanos no século XII. A indumentária é bordada com letras douradas em árabe e latim.
Durante a Idade Média, tecidos luxuosos e tapetes eram importados de terras islâmicas para a Europa em grande escala. Os nomes de tecidos finos em inglês e outras línguas europeias trazem suas origens islâmicas. Assim, o tecido fino conhecido como damasco em muitas línguas européias derivou sua nomenclatura de Damasco, onde foi fabricado em larga escala. O tecido conhecido como fustian foi importado da cidade de Fustat, no Egito. Musselina, um tecido de seda fina, foi importado por comerciantes italianos de Mosul, no Iraque. Este tecido foi usado no dossel suspenso sobre o altar em muitas igrejas na Europa medieval. Os tecidos fabricados na cidade moura de Granada passaram a ser conhecidos como grenadine nas lojas européias. O tecido delicado conhecido como taftah na Pérsia, onde foi fabricado, era muito procurado na Europa, onde passou a ser conhecido como tafetá. Os tecidos de Bagdá eram conhecidos como baudekin, enquanto os de Ghaza, no Egito, passaram a ser conhecidos como gazes na Europa. No século XII, o bairro Attabiya de Bagdá era famoso pela fabricação de um tecido de seda especial conhecido como seda attabi. Era muito popular na França e na Itália, onde era conhecido como tabis ou tabby.
Uma variedade de tecidos feitos por tecelões e artesãos muçulmanos, incluindo moirés, crepes, chiffons, chamlets, karsies e radzimiris, foram importados para a Europa e foram muito apreciados pela sua excelente qualidade, cores vibrantes, designs requintados e padrões intrincados. Do século XII ao século XVI, os tecidos de seda do Egito, Andaluzia, Pérsia e Anatólia foram usados ​​como vestimentas para a missa cristã na Europa. Eles também foram usados ​​como invólucros para relíquias sagradas nas catedrais e tesouros da igreja na França, Itália, Bélgica e Holanda. Na Europa medieval, os têxteis com inscrições em árabe - frequentemente encontrados nas primeiras pinturas renascentistas - eram considerados objetos honoríficos. O manto da Virgem Maria, por exemplo, ou os halos dos santos são mostrados para ter inscrições em árabe. Alguns dos melhores tecidos mamelucos, que foram preservados. estão em tesouros de catedrais em muitos países europeus, e foram usados ​​para as mortalhas de monarcas europeus e para vestes eclesiásticas.

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