A civilização Maia se desenvolveu entre os séculos III e X, no atual território do México, especialmente na Península de Yucatán e em algumas regiões da América Central. Os Maias estavam organizados em cidade-estados independentes, entre as quais se destacam Palenque, Tical, Chichém-Itzá e Copán. A sociedade Maia estava dividida de maneira geral em dois grupos: a população comum que ocupavam principalmente da agricultura e dos setores privilegiados, que eram formados pelos governantes, guerreiros e sacerdotes.
Os Mais possuíam conhecimento matemático e astronômico desenvolvidos. Seus cálculos, que incluíam a noção do zero, permitiram-lhes elaborar calendários complexos que previam as estações do ano, o que permitiu a organização das atividades agrícolas.
Entre os séculos VII e X a civilização Maia e outros povos da região começaram declinar. No caso dos Maias, estudos indicaram que o motivo desse declínio, pode ter ocorrido em função de mudanças climáticas que causaram longos períodos de estiagens.
Contudo, a cultura Maia não desapareceu com sua desagregação política. Até os dias de hoje ela sobrevive em alguns países da América Latina. Por exemplo, atualmente 60% da Guatemala é indígena, boa parte dela é de origem Maia.
Produção Textual feita pela aluna Alícia Maria Antonino Gonzaga do 2° ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB 05/03/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário