sexta-feira, 9 de março de 2018
Os Maias
Quando os espanhóis chegaram nas Américas ou novo mundo depararam-se com vários povos, que habitavam basicamente duas regiões: A mesoamérica, que se localizavam nos territórios do atual México e no sul da América central. Nesta região, mais especificamente na península de Yucatán, se encontravam os maias.
Os maias tiveram seu desenvolvimento entre os séculos III e X, se organizavam em Impérios, sua forma de organização política era em cidades-Estados, entre as quais se destacaram: Piedraas Negras, Tical, Copán, Chichem-Itza. Socialmente eram divididas em duas classes: A população comum, composta por camponeses e nobreza, que se encaixavam os guerreiros, funcionários públicos e os governantes. Cientificamente seus conhecimentos tinham destaques em dois campos: A astronomia, sabendo os movimentos aparente dos planetas, na matemática possuíam grande conhecimentos do zero, que permitiam a elaboração de calendários precisos, que foram usados na agricultura. Em meados do século VII essa civilização começou a declinar, por causa até hoje desconhecidas, mas provavelmente teorias indicam que as causas do desaparecimento foram grandes mudanças climáticas. Porém, mesmo com seu desaparecimento, muitos países tem resquícios desta civilização, como por exemplo, a Guatemala: onde 60% da sua população tem sangue indígena como os maias.
Portanto, a civilização maia é um grande exemplo de que grandes povos habitavam a América antes mesmo da chegada dos espanhóis.
Produção Textual feito pelo aluno José Leonardo Neto do 2° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB 05/03/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário