terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Mesquita Badshahi em Lahore, Paquistão. Ela fora construída em 1671 pelo imperador mogol Aurangzeb al-Alamgir para comemorar sua vitória contra o rajá marata Shivaji Bhonsle. Ela foi considerada a maior mesquita do mundo entre 1673 e 1986

Como uma porta de entrada voltada para a Pérsia, a mesquita tem um forte estilo regional, fortemente influenciado pelos estilos arquitetônicos persas. As mesquitas anteriores, como a Mesquita Wazir Khan, foram adornadas em intrincados kashi kari, ou trabalhos de azulejos em estilo kashan, dos quais a Mesquita Badshahi tomaria inspiração. Aurangzeb escolheu um plano arquitetônico semelhante ao da escolha de Shah Jahan para a Mesquita Jama em Delhi, embora construísse a mesquita de Badshahi em uma escala muito maior. Ambas as mesquitas apresentam arenito vermelho com incrustação de mármore branco, parte do proprio desing da cidade de Lahore, nos quais a decoração é feita por meio de trabalhos de azulejos intrincados.
O próprio hall de entrada contém várias câmaras que não são acessíveis ao público. Uma delas é dito que conter fios de cabelo do próprio Profeta Muhammad, e o de seu genro e quarto califa Ali. Depois de passar pelo enorme portão, um extenso pátio pavimentado em arenito se espalha por uma área de 276.000 pés quadrados e que pode acomodar 100.000 fiéis.
A mesquita tem três cúpulas de mármore, a maior das quais está localizada no centro da mesquita, e é flanqueada por duas cúpulas menores. Tanto o interior como o exterior da mesquita estão decorados com um elaborado mármore branco esculpido com um design floral comum à arte mogol. As esculturas na mesquita de Badshahi são consideradas únicas e excelentes obras insuperáveis da arquitetura mogol. As câmaras de cada lado da câmara principal contêm salas que foram utilizadas para instrução religiosa. A mesquita pode acomodar 10.000 fiéis no salão de oração.
Em cada um dos quatro cantos da mesquita, há minaretes octogonais de três andares feitos de arenito vermelho com 60 pés de altura, com uma circunferência externa de 67 pés e a circunferência interna de oito pés e meio. Cada minarete é coberto por um dossel de mármore. O edifício principal da mesquita também possui quatro minaretes menores adicionais em cada canto do edifício.
Aurangzeb al-Alamgir era filho de Shah Jahan e da princesa Mumtaz Mahal, o famoso casal cuja história deu origem ao Taj Mahal na Índia. O imperador era profundamente religioso, seguidor da escola hanafi de jurisprudência islâmica e da ordem sufi naqshbandi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário