sábado, 15 de abril de 2017

Revolução Russa

     Em 1917 ocorreu na Rússia uma revolução onde criado o primeiro Estado Socialista e onde nasceu a URSS. A economia da Rússia era baseada na agricultura, por isso era considerado um país atrasado, quem governava era o czar que concentrava todo o poder em suas mãos, os trabalhadores viviam em uma extrema pobreza, tinham longas horas de trabalho e poucos direitos, a situação se agravou ainda mais quando a Rússia perdeu a guerra contra o Japão e isso foi a gota d'àgua e muits se revoltaram e fizeram uma manifestação em frente ao palácio, o czar em 1905  mandou fuzilar centenas desses manifestantes, acontecimento que ficou conhecido como Domingo Sangrento. Diante disso instalou o Parlamento (Duma) que queriam estabelecer poder sobre os bolcheviques. Estes tinham vontade de derrubar o governo do czar, por outro lado tinham os mencheviques que eram a favor do socialismo, em 1917 chegou a governar a Rússia, mais não demorou muito e os bolcheviques tiraram eles do poder e começou a governar, prometendo melhorias.
     Após toda essa revolução foi criado a Nep e depois a URSS - União da Repúblicas Socialistas Soviéticas, que se tornou uma grande potência no século XX e que foi dirigida por Lenin e depois Stalin.


Produção textual desenvolvida pela aluna Valeska dos Santos Lima do 3° B da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio.

Um comentário:

  1. Não podemos passar sem uma análise da Revolução Russa e das Contra-Revoluções que a dissolveram, seus fracassos e vitórias, sem criticar os militantes e ideologias envolvidas. Um primeiro passo de análise seria o processo de construção da Revolução, e dois pontos importantes seriam a organização de base na marinha russa e a organização de base também do operariado especialmente através dos conselhos, sovietes, ocorrendo ambos principalmente a partir da província de Petrogrado.

    ResponderExcluir