A Revolução ocorreu no início do século XX. Naquela época o regime político era o de czarismo, onde o czar (imperador russo) governava de forma absolutista.
Com a industrialização, houve um grande relacionamento entre a Rússia e os países da europa, entraram povos da Europa que fizeram uma corrente de pensamento de oposição ao czarismo, vinheram com ideias marxistas e implantar o socialismo. Mas entre essa oposição ocorreram divergências políticas e se formaram dois grupos distintos e separados: Bolcheviques (termo que significa maioria), tinha o objetivo de derrubar o absolutismo do czar, eram contra a Igreja Ortodoxa e davam uma voz maior aos operários e aos trabalhadores. Lênin era o líder desse grupo. Mencheviques:(termo que significa minoria), desejavam manter um diálogo com a Igreja e os grandes empresários. Eram formados por muitos leberais.
Apreveitaram uma Rússia massacrada na guerra e tomaramo poder do czar. Tendo início assim a Revolução Russa, final do czarismo absolutistaa e o começo de uma sociedade socialista.
O governo provisório, que foi o governo tomou o poder dos czares, tomou medida boas para os operários, como a redução da carga horária de trabalho de 12 para 8 horas. Mas também tomou medidas catastróficas, como permanecer na grande guerra, uma decisão impopular.
Lênin voltou a Rússia e liderou a oposição bolchevique ao governo provisório. Com uma grande militância e grande parte do exército a seu favor, conseguiram tomar o poder outra vez.
Lênin como grande líder decidiu tirar a Rússia da guerra. Pouco tempo depois entrou numa guerra civil e voltou pisoteada, os operários e os trabalhadores estavam desanimados, a população passava fome e a economia tinha tido uma queda gigantesca. O maior desafio do governo agora era vencer a fome, reanimar a população e levantar a economia. Para isso acontecesse adotaram a NEP e o regime de partido único.
Depois da criação da União Soviética, pouco tempo depois Lênin se afasta do governo, vindo a óbito dois anos depois. Para liderar o governo e os bolcheviques ficou a disputa entre Stalin e Trotsky pelo poder. Deixando Stalin no poder, que depois deum certo tempo empregava a ardente ditadura.
Produção textual feito pelo aluno Carlos Eduardo de Holanda Gonçalves do 3° ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. Serra Branca - PB 30/03/2017.
Muito Bom .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir