segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A capoeira.

A capoeira é uma das lutas mais presentes e antigas da história do Brasil. E sua história é de luta, sangue e surpresa!
A capoeira surgiu no Brasil no período colonial, muitos dizem que foi trazida da África, mas a realidade é que ela foi aperfeiçoada no país como uma forma de resistência e podemos dizer sim que a capoeira é uma luta originária do país!
Não é novidade pra ninguém que os escravos que aqui residiam eram constantemente torturados e suas condições de vida eram insuficientes, mas foi nesse cenário que a capoeira veio surgindo, conhecida como Capoeira de Angola. Inicialmente era uma luta rasteira, baixa, onde os capoeiristas faziam o seu jogo abaixados, quase que sentados e os golpes eram muito mais mortais do que os do dias atuais. Os escravos treinavam os movimentos e faziam suas rodas a noite e nas madrugadas para que não fossem notados pelos seus senhores e sempre que algum senhor se aproximasse, eles camuflavam os movimentos em movimentos que pareciam mais uma dança do que uma luta.
Muitas fugas de escravos ocorriam e quando os senhores os pegavam, eram surpreendidos por golpes mortais e desconhecidos, a "dança" que acontecia todos os dias nos quilombos se tornava a dança da morte.
Anos depois, com a abolição da escravidão, a capoeira passou a ser proibida, com medo de uma revolução, mas mesmo assim a capoeira não morreu. Getúlio Vargas devolveu a legalidade da luta no país, mas regulamentou para que fosse praticada apenas como uma dança e não como forma de luta e hoje, vemos a capoeira como apenas uma dança, porém não subestime nenhum movimento, assim como na história, a essência da capoeira é esconder o golpe antes de acerta-lo de forma mortal. Como uma música tradicional da capoeira diz "Capoeira é luta de bailarino, é dança de gladiador".
Grandes nomes da capoeira foram o Zumbi dos Palmares, o Mestre Bimba e o Mestre Pastinha.
- Paulo H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário