segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ensaio Gerel da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cônego João Marques Pereira - Serra Branca PB.

                                                                 Ensaio Geral


Hoje pela manhã(31/08/2015) a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental realizou um ensaio geral para a Abertura da Semana da Pátria  que será amanhã dia 01/09/2015 em Serra Branca - PB, desde de já toda população está convidada para este grande evento.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Horta Escolar feita pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Infanntil e Fundamental Cônego João Marques Pereira Serra Branca- PB

                                                                     Horta Escolar

Desenho Feito Pelo Aluno Gidelson Silva 8° Ano A Da Escola Municipal De Ensino Infantil e Fundamental Cônego João Marques Pereira, Através Do Projeto Pedagógico: Pintando A História. Os tigreiros 13/08/2015

Desenho Feito Pelo Aluno Gidelson Silva  8° Ano A Da Escola Municipal De Ensino Infantil e Fundamental Cônego João Marques Pereira, Através Do Projeto Pedagógico: Pintando A História. Os tigreiros 13/08/2015

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Construção do Esgotamento Sanitário na rua Ornilo Araújo Serra Branca- PB 18/08/2015

                                     Saneamento Básico em Serra Branca- PB

Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cantam todas as segundas-feiras o Hino Nacional





                                                  Cantando o Hino Nacional

sábado, 15 de agosto de 2015

ENCONTRO DE BANDAS MARCIAIS EM SERRA BRANCA







                                       ENCONTRO DE BANDAS MARCIAIS EM SERRA BRANCA

Ocorreu neste sábado (15/08/2015) o encontro de Bandas Marciais em Serra Branca - PB, na quadra de esporte da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio, participando as Bandas das cidades de Monteiro, Congo, Juazerinho e Serra Branca.O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Paraiba, onde a população de Serra Branca prestigiou este grande evento.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Importância da Arborização na cidade de Serra Branca

A arborização urbana é definida como o conjunto da vegetação arbórea natural ou cultivada que uma cidade apresenta. A grande maioria dos guias de paisagismo considera como ideal para as áreas urbanas a existência de 12 metros quadrados de área verde por habitante. Praticamente todas as cidades do Brasil estão longe deste índice.
A vegetação, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos, pelos vários benefícios que pode proporcionar. As árvores possuem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida.
Uma adequada arborização nos fornece boa sombra e ventilação construindo o conforto térmico nas cidades. Além disso, as plantas nos trazem além da função paisagística, a proteção contraventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos solares, ambientação a pássaros e absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população.


         A arborização da cidade de Serra Branca, assim como a presença de áreas verdes, é da mais alta importância para a qualidade de vida da população, então precisamos cuidar, preservar, alimentar cada vez mais a cidade com esse meio tão importante, antes que se torne um caos como é em muitas cidades, quem destrói ou danifica, lesa ou maltrata, por qualquer modo ou meio, plantas de logradouros públicos ou propriedades privadas alheias, comete crime ambiental penalizado nos termos do art. 49, da Lei 9.605/98. Afinal, por sua importância socioambiental representam valores inestimáveis aos cidadãos. Então além de apresentar só benefícios para nossa vida, apresenta para aqueles que ainda irão vir ao mundo. Pense bem antes de sair danificando os patrimônios de nossa cidade. Quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos, talvez séculos.


Grupo : Kelson Costa
             Raiff Conserva

             João Vitor

Entrevista na Rádio Serra Branca FM - 103.3 no Programa Ponto de Vista com o Padre Valdir Campelo, a Psicóloga Yara Trajano e o Professor Juarez Ribeiro, debatendo sobre o papel do pai junto a família e a sociedade. 08/08/2015

Na véspera do Dia dos Pais, o programa Ponto de Vista recebe o padre Valdir Campelo, a psicóloga Yara Trajano e professor Juarez Ribeiro que discutem sobre o papel do pai junto a família e sociedade.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Saneamento Básico - Pesquisa Realizada pelos alunos Talita e Calebe da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio - Serra Branca - PB 04/08/2015.







O esgoto sanitário, segundo definição da norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986) é o "despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária". Essa mesma norma define ainda:

- esgoto doméstico é o "despejo líquido resultante do uso da água para higiene e necessidades fisiológicas humanas;

- esgoto industrial é o "despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos;

- água de infiltração é "toda água proveniente do subsolo, indesejável ao sistema separador e que penetra nas canalizações";

- contribuição pluvial parasitária é "a parcela do eflúvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede de esgoto sanitário".

Por elas mesmas, essas definições já estabelecem a origem do esgoto sanitário que, dadas tais parcelas, pode ser designado simplesmente como esgoto. Apesar das definições acima serem inequívocas, algumas considerações podem ser feitas.

O esgoto doméstico é gerado a partir da água de abastecimento e,  potanto, sua medida resulta da quantidade de água consumida. Esta é geralmente expressa pela "taxa de consumo per capita", variável segundo hábitos e costumes de cada localidade. É usual  a taxa de 200 L/hab. dia, mas em grandes cidades de outros países essa taxa de consumo chega a ser de três a quatro vezes maior, resultando num esgoto mais diluído, já que é praticamente constante a quantidade de resíduo produzido por pessoa. É óbvio que as vazões escoadas de esgoto são maiores. Mesmo no Brasil, há capitais de estados que utilizam taxas maiores do que aquela no dimensionamento dos seus sistemas, ou parte deles. Mas, em outros casos, são usadas taxas bem menores.

sábado, 1 de agosto de 2015

Produção Textual Feita Pelos Alunos: Philipe ,Wagner e João Vítor (3°C) Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador .José Gaudêncio. Serra Branca PB, 01/08/2015









                                                                   Poluição Nos Rios

              Em tempos de estiagem, volta com mais força a questão da poluição dos rios ,as águas que hoje poderiam estar ajudando o país a passar por este período de estiagem ,estão em grande parte poluídos, isto é um problema que não vem de agora e que a tempos deveriam ter sido resolvido. Na minha opinião , falta força de vontade da população e de alguns políticos que tem o poder de mudar  os problemas das  cidades e não  mudam .Em Serra Branca não é diferente, existem também rios poluídos, um exemplo bastante claro disto é o rio que corta a cidade . O Rio Jatobá , na imagem ao alto    podemos ver isto bastante claro !

            Neste rio podemos ver muito lixo , garrafas pet ,latas de alumínio, papéis, e até mesmo esgoto a céu aberto .
            Uma solução bastante viável ao meu ver é a conscientização da população que não deveria está jogando seu lixos e poluindo o   rio que deveria  esta ajudando a população de nossa cidade. Para mudar está realidade é preciso saber que com pequenos gestos podem mudar muito a realidade dos próximos anos.
 

Produção Textual Feita Pelos Alunos:  Philipe ,Wagner e João Vítor (3°C) 
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador .José Gaudêncio. Serra Branca PB, 01/08/2015