segunda-feira, 31 de agosto de 2020

30 de Agosto de 1821: Nasce Anita Garibaldi


Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, também conhecida como Anita Garibaldi, foi esposa do herói italiano Giuseppe Garibaldi. Nasceu no município de Laguna, em Santa Catarina. Os seus pais eram descendentes de imigrantes dos Açores. Depois de falecer o pai, casou-se, aos 15 anos, por insistência da mãe, com Manuel Duarte Aguiar. Esse casamento sem filhos foi um fracasso e durou pouco tempo.

Em 1837, durante a Guerra dos Farrapos, Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, tomou a cidade portuária de Laguna, transformando-a na primeira capital da República Juliana. Ali, conheceu Anita - e desde então permaneceram juntos. Entusiasmada com os ideais democráticos e liberais de Garibaldi, ela aprende a lutar com espadas e usar armas de fogo, convertendo-se na guerreira que o acompanharia em todos os combates.
Durante a batalha de Curitibanos, o casal separa-se, inadvertidamente, e Anita é capturada pelo exército imperial. Presa, os oficiais informam-na que Garibaldi morreu. Anita, que estava grávida, pede então que a deixem procurar o corpo de seu companheiro entre os mortos. Sem encontrá-lo, e suspeitando que estivesse vivo, ela aproveita-se de um descuido dos soldados, salta sobre um cavalo e foge dos seus perseguidores. Poucos quilómetros depois, depara-se com o rio Canoas e, sem hesitar, lança-se nas águas. A perseguição cessa, pois os soldados acreditaram que ela estivesse morta. Mas Anita passa para a outra margem e reencontra os rebeldes e, na cidade de Vacaria, une-se novamente a Garibaldi. Poucos meses depois nasceria o primeiro filho dos quatro que tiveram.

Anita e Garibaldi casaram-se em 26 de Março de 1842. Em 1847, Garibaldi enviou Anita a Itália, como sua embaixadora, a fim de preparar o terreno para o retorno aquele país acompanhado por um exército de mil homens. Garibaldi pretendia desembarcar em Itália para lutar na primeira guerra da independência italiana, contra a Áustria. Depois da chegada de Garibaldi, seguem para Roma, onde se proclama a República Romana. A cidade, contudo, é atacada por tropas franco-austríacas, e Anita, grávida do quinto filho, luta ao lado de Garibaldi na batalha de Gianicolo. Obrigados a bater em retirada, o casal foge acompanhado de um exército de quase quatro mil soldados. São perseguidos, contudo, por forças francesas, napolitanas e espanholas. Durante a fuga, quando chegam a San Marino, que também se havia libertado dos austríacos, Garibaldi e Anita não aceitam o salvo-conduto oferecido pelo embaixador norte-americano e decidem prosseguir na fuga. Anita, entretanto, contrai febre tifoide e não resiste. Falece perto de Ravenna, a 4 de Agosto de 1849.

Fontes:educacao.uol.com.

 

A invenção da cadeira elétrica .

A invenção da cadeira elétrica esconde uma briga envolvendo o inventor da lâmpada, Thomas Edison, e um dos gigantes empresariais americanos, George Westinghouse, pelo controle da eletricidade nos Estados Unidos. Fonte: Aventuras na História.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

No dia 21 de agosto de 1792, a guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.

 

No dia 21 de agosto de 1792, a guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.

A guilhotina é um instrumento de execução que foi usado muitas vezes no decorrer da Revolução Francesa. A sugestão do seu uso foi dada por Joseph-Ignace Guillotin, na tentativa de humanizar o sistema de execuções na França.

Ao contrário do que muitos pensam, não foi Guillotin que inventou guilhotina. Ele apenas sugeriu seu uso, pois a condenação à morte por enforcamento e decapitação por machado podia causar grande sofrimento à vítima.

Calculam-se 40 mil vítimas da guilhotina entre 1792 e 1799. No período do terror entre (1793 e 1794), constataram-se 15 mil mortes na guilhotina. Fonte : História Digital

AFEGANISTÃO E SUA INDEPENDÊNCIA DO REINO UNIDO

 

Em um dia como esse, no ano de 1919, o Afeganistão conquistava a sua independência dos Reino Unido, depois da Terceira Guerra Anglo-Afegã e com a assinatura do Tratado de Rawalpindi.

O rei Amanullah estava no poder nesta época, e a versão final do tratado foi assinada em 1921. Antes disso, os afegãos concluíram uma tratado amigável com o novo regime bolchevique na União Soviética. O país, por sinal, foi um dos primeiros a reconhecer o governo soviético. A relação entre os dois regimes seguiu até 1979, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão.

Amanullah mudou o nome do seu cargo para "rei" em 1923 e começou uma década de reformas - incluindo mudanças constitucionais e administrativas, permitindo mulheres de remover seus véus e estabelecendo novas normas na educação, o que desagradou religiosos conservadores e líderes tribais.

Uma guerra civil teve início em 1928, e o líder Bacheh Saqqaw, da etnia Tajik, ocupou Kabul. Amanullah abdicou em janeiro de 1929 em favor do seu irmão mais velho, Inayatullah, mas Bacheh Saqqaw se autoproclamou Ḥabibullah Ghazi (ou Ḥabibullah II), emir do Afeganistão. Amanullah não conseguiu retornar ao trono e passou a viver exilado na Itália. Ele morreu em 1960, em Zurique, na Suíça.

A atual República Islâmica do Afeganistão é um estado sem litoral, localizado em um ponto estratégico no centro da Ásia. Faz fronteira com Irã, Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e China no nordeste. Possui uma população em torno de 29 milhões de pessoas, e seu território sempre foi ponto de migração humana. Arqueólogos encontraram ali evidências de presença humana desde 50 mil a.C.

Imagem: Andrew Dunhan [CC0 1.0], via Wikimedia Commons
History

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Joaquim do Amor Divino Rabelo, o Frei Caneca.

No dia 20 de agosto de 1779, nascia Joaquim do Amor Divino Rabelo, o Frei Caneca. Ele foi um dos líderes da Confederação do Equador, movimento separatista do nordeste que lutou contra o autoritarismo de D. Pedro I. Fonte: História Digital

 

CRAS VOLANTE / SUCURÚ, 27 DE MARÇO DE 2019.

Confecção de porta treco com cabide e feltro com o Grupo de Mulheres do PAIF do Distrito de Sucurú, com as facilitadoras Inácia Alves e Eliana
Aires.
CRAS VOLANTE / SUCURÚ, 27 DE MARÇO DE 2019.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Mestre Raul.

FOTO Histórica Raul Arão com toda galera: filhos e funcionários em frente sua oficina na Av. Dep. Álvaro Gaudêncio hoje ainda em funcionamneto.
Ai vemos Nesinho, Renê, Rolo , Raulino, Reginaldo Da Costa Leão (mago) José Leão (zezé) . Proprio "MESTRE RAUL" e outros.
Foto: Luiz Gdelima

Palmeiras de Sebastião Palmeiras.

Em pé da esquerda pra direita :Sebastiao Palmeira,Nego Val,Gilvam,Valdemiro,Benedito Xavier,Toinho Caetano,Marcelo de ze limeira,Zé de leidson e Camelão. Agachados:Meu Zé,Joan,? , Titico e Cristiano

domingo, 16 de agosto de 2020

A Cleópatra Brilhante

Cleópatra subiu ao trono aos 17 e morreu aos 39 .... Ela falava 16 idiomas. Cleópatra conhecia a língua do antigo Egito e aprendera a ler hieróglifos, um caso único em sua dinastia. Além disso, ele sabia grego e as línguas dos partos, hebreus, medos, trogloditas, sírios, etíopes e árabes. Com esse conhecimento, qualquer livro do mundo estava aberto para ela. Além de línguas, ela estudou geografia, história, astronomia, diplomacia internacional, matemática, alquimia, medicina, zoologia, economia e outras disciplinas. Ela tentou acessar todo o conhecimento de sua época. Cleópatra passou muito tempo em uma espécie de laboratório antigo. Ela escreveu alguns trabalhos relacionados a ervas e cosméticos. Infelizmente, todos os seus livros foram destruídos no incêndio da grande Biblioteca de Alexandria em 391 DC. C. O famoso físico Galeno estudou sua obra e conseguiu transcrever algumas das receitas elaboradas por Cleópatra. Um desses remédios, que Galeno também recomendava a seus pacientes, era um creme especial que poderia ajudar os homens carecas a recuperar os cabelos. Os livros de Cleópatra também traziam dicas de beleza, mas nenhuma delas sobreviveu. A rainha do Egito também estava interessada em curas com ervas e, graças ao seu conhecimento de línguas, ela teve acesso a vários papiros que se perderam até hoje. Sua influência na ciência e na medicina era bem conhecida nos primeiros séculos do Cristianismo ...

Via - Filosofia, Arte, Ciência e História

 

No dia 16 de agosto de 1992, manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.

No dia 16 de agosto de 1992, manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.

Na imagem, Caras-Pintadas, como ficaram conhecido os manifestantes, fazem protesto no Palácio do Planalto.Fonte: História Digital.

 

16 de Agosto Dia do Filósofo.

Um filósofo é um homem que experimenta,
Vê, ouve, suspeita, espera e sonha
Constantemente coisas extraordinárias.
É atingido pelos próprios pensamentos
Como se eles viessem de fora,
De cima e de baixo, como a sua espécie
Peculiar de acontecimentos e de faíscas.
Ele mesmo é talvez uma trovoada prenhe
De relâmpagos novos.
Nietzsche. Fonte:
Filosofias&Filosofadas.

Vista da Rainha do Cariri Serra Branca da BR 412.

É a partir dela, na BR 412, que se descortina a Serra do Jatobá, a Serra Branca (veja no centro da imagem) que dá nome ao município caririzeiro. Foi Daniel quem intercedeu junto ao DNIT para a não derrubada dessa bela árvore no acostamento da rodovia. Quem passa por ela costuma reverenciar, buzinar ou até levar água, como faz o poeta Marco Di Aurélio . Belezas do Mundo-Sertão, belezas do Cariri, belezas da Paraíba. •Foto e Fonte: Thomas Bruno Oliveira. 15 de agosto de 2019.