segunda-feira, 29 de junho de 2020

Espártaco desafia Roma.

Em 72 a.C., Roma, a poderosa metrópole de 1 milhão de habitantes, não sabia como deter uma simples revolta de escravos, que se tornavam o pior pesadelo da República.Fonte: Aventuras na História.

O cotidiano de São Paulo há 100 anos.

O fotógrafo imigrante Vincenzo Pastore retratava as famílias ricas de São Paulo. Nas horas vagas, registrava nas ruas o cotidiano das pessoas comuns.
Assim, mostrou como era a vida, de fato, na metrópole que nascia há 100 anos: http://abr.ai/1iHahLv Fonte:Aventuras na História.

A ORTOPEDIA NO ANTIGO EGITO.

Imagem de um dedão artificial muito bem preservado encontrado em uma múmia egípcia em 2000 perto de Luxor, necrópole de Tebas. A prótese é feita de madeira e couro e pertenceu a Tabaketenmut, filha de um alto sacerdote que viveu entre 950 e 710 a.C. (Terceiro Período Intermediário).
A datação facilmente faria desta a mais antiga prótese conhecida, alguns séculos mais velha do que a perna de bronze e madeira descoberta em um cemitério perto de Cápua, Itália. Mas apenas a realização de testes em pacientes vivos poderia confirmar que a peça se tratava de uma prótese genuína, projetada não apenas como um ornamento para a vida após a morte, mas como um auxílio prático na locomoção.
Jacqueline Finch, cientista da Universidade de Manchester, fez isto com dois voluntários portadores de deficiências diferentes daquela de Tabaketenmut, que pode ter perdido o dedão devido a uma gangrena provocada por diabetes. Finch fez réplicas do dedão artificial para serem testadas nesses voluntários. Usando réplicas de sandálias como as que se usavam no Egito antigo, os voluntários, dotados de dispositivos altamente sensíveis, caminharam por uma via especial, monitorada por câmeras movidas a bateria.
“Acredita-se que o dedão suporte cerca de 40% do peso do corpo e seja responsável pela propulsão para a frente”, explicou Finch em comunicado. “Determinar corretamente qualquer nível de funcionalidade exige a aplicação de técnicas de análise de locomoção”, acrescentou.
Os resultados foram muito satisfatórios. Os voluntários disseram que a prótese foi “altamente eficiente” e que era, especialmente, confortável. O dedão de Tabaketenmut é composto de duas peças de madeira moldadas, perfuradas com pequenos buracos para a passagem de tiras, unidas por um cordão de couro, demonstrando uma preocupação aguda com a anatomia.
“Quem quer que tenha feito este dispositivo nos tempos antigos também teria discutido a adaptação e a sensibilidade em consultas com seus ‘pacientes'”, concluiu Finch. “Parece que os primórdios desta área da medicina surgiram aos pés dos antigos egípcios”, ressaltou.
Abaixo, a prótese de Tabaketenmut, hoje exposta no Museu do Cairo.
Fabiana Silva
Equipe Egiptologia Brasil #EBFABI
Fonte: antigoegito.org/dedao-de-mumia-egipcia-e-a-protese-mais-an…/

No dia 28 de junho de 1914, Francisco Ferdinando, Arquiduque da Áustria e herdeiro do trono austro-húngaro, é assassinado em Sarajevo .

No dia 28 de junho de 1914, Francisco Ferdinando, Arquiduque da Áustria e herdeiro do trono austro-húngaro, é assassinado em Sarajevo por Gavrilo Princip, um nacionalista sérvio, desencadeando a Primeira Guerra Mundial.
Na imagem, Francisco Fernando e Sofia momentos antes do atentado que os matou.Fonte: História Digital..

sábado, 27 de junho de 2020

26 de Junho de 1945 - É assinada a Carta das Nações Unidas.

No dia 26 de Junho de 1945, no encerramento da Conferência de São Francisco, foi assinada por 50 países a Carta das Nações Unidas, fixando os estatutos da comunidade de nações.
A ideia de criar uma comunidade de países veio à tona ainda durante a Segunda Guerra Mundial e foi defendida pelo presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, e o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill. O objectivo era uma aliança para garantir a paz, nos moldes da Sociedade das Nações, que fracassara após a Primeira Guerra Mundial.
O nome "Nações Unidas", concebido pelo presidente Roosevelt, foi empregado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, no dia 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra. Na ocasião, os representantes de 26 países estabeleceram um compromisso, em nome dos seus governos, de prosseguir em conjunto a luta contra os países do Pacto Antikomintern (as "potências do Eixo", Alemanha, Japão e Itália).
A Carta das Nações Unidas foi redigida pelos representantes de 50 governos, reunidos em São Francisco, nos EUA, entre 25 de Abril e 26 de Junho de 1945, na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. Os delegados basearam os seus trabalhos nas propostas formuladas pelos representantes da China, Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, em Dumbarton Oaks, entre Agosto e Outubro de 1944.
A carta foi assinada a 26 de Junho de 1945 pelos 50 representantes. A Polónia, ausente na ocasião, foi integrada mais tarde. Oficialmente, o Dia das Nações Unidas é comemorado a 24 de Outubro. Nesta data, em 1945, a Carta entrou oficialmente em vigor.
A China, Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética obtiveram uma representação permanente e o direito de veto no Conselho de Segurança. A ONU é uma organização intergovernamental, com sede em Nova Iorque, EUA.

Fontes: DW

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Renato Archer, João Goulart e Carlos Lacerda em encontro para discussão da Frente Ampla.

Renato Archer, João Goulart e Carlos Lacerda em encontro para discussão da Frente Ampla.
A Frente Ampla foi um grupo político criado a partir de 1966 reunindo o conservador Carlos Lacerda e seus antigos adversários de centro à esquerda Juscelino Kubitschek e João Goulart contra o Regime Militar de 1964. Fonte: História Oculta Photos.

No dia 26 de junho de 1968, ocorre a "Passeata dos Cem Mil", manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil.

No dia 26 de junho de 1968, ocorre a "Passeata dos Cem Mil", manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil.
A passeata foi organizada pelo movimento estudantil, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.
Prisões e arbitrariedade eram marcas da ação do governo militar, relativamente às crescentes manifestações de protesto dos estudantes contra a ditadura que se instalara no país, em 1964. A repressão policial atingiu seu apogeu no final de março de 1968, com a invasão do restaurante universitário "Calabouço", onde os estudantes protestavam contra a elevação do preço das refeições. Durante a invasão, o comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, matou o secundarista Edson Luís de Lima Souto, de 18 anos, com um tiro à queima roupa no peito. Este fato acabou reconhecido como um dos motivos da mobilização dos estudantes e outros setores civis.
Na imagem, Vladimir Palmeira, o líder do movimento civil, discursando durante a Passeata dos Cem Mil, em 1968.Fonte: História Digital.

A PASSEATA DOS CEM MIL.

Em 26 de junho de 1968 acontece a PASSEATA DOS CEM MIL, um grande protesto contra a ditadura militar no Rio de Janeiro, motivado pelo assassinato de um estudante secundarista.Fonte: Aventuras na História.

SÃO JOÃO - O PADROEIRO DA MAÇONARIA.

Por herança recebida dos membros das organizações de ofício, que, tradicionalmente, costumavam comemorar os solstícios, essa prática chegou à Maçonaria moderna, mas já temperada pela influência da Igreja sobre as corporações operativas.
Como as datas dos solstícios são 21 de junho e 21 de dezembro, muito próximas das datas comemorativas de São João Batista --- 24 de junho --- e de São João Evangelista --- 27 de dezembro --- elas acabaram por se confundir com estas, entre os operativos, chegando à atualidade. Hoje, a posse dos Grão-Mestres das Obediências e dos Veneráveis Mestres das Lojas realiza-se a 24 de junho, ou em data bem próxima; e não se pode esquecer que a primeira Obediência maçônica do mundo, como já foi visto, foi fundada em 1717, no dia de São João Batista.
Graças a isso, muitas corporações, embora houvesse um santo protetor para cada um desses grupos profissionais, acabaram adotando os dois São João como padroeiros, fazendo chegar esse hábito à moderna Maçonaria, onde existem, segundo a maioria dos ritos, as Lojas de São João, que abrem os seus trabalhos “à glória do Grande Arquiteto do Universo (Deus) e em honra a S. João, nosso padroeiro”, englobando, aí, os dois santos.Fonte: ODM&Maçonaria.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Revitalização da passagem molhada do Bairro do Pilão - Serra Branca - PB 25/06/2020.

Uma obra sonhada pelos habitantes do bairro do Pilão, veja como está os serviços da passagem molhada.

O TRISTE FIM DA IMPERATRIZ MARIA LEOPOLDINA.

Quem assiste a novela nem imagina, mas a primeira Imperatriz do Brasil ficou casada com Dom Pedro durante 9 anos, nesse tempo, ficou grávida 9 vezes (uma gravidez por ano), perdendo 2 filhos. Foi traída e publicamente humilhada pelo Imperador e sua amante Domitila de Castro (Marquesa de Santos). Em dezembro de 1826, já muito doente e deprimida, ela teve uma grave discussão com o marido, na presença de Domitila, em que Pedro desferiu um chute na barriga da Imperatriz, que estava grávida, contribuindo para que ela tivesse um aborto do seu 9° filho. 3 dias depois não resistiu às complicações das infecções decorrentes e faleceu, com apenas 29 anos.
A violência doméstica e abuso existe desde que o mundo é mundo. Fonte:Lucélio Cordeiro.

Pena de Morte.

Até o fim do Império, a pena de morte derramou muito sangue no Brasil. Durante mais de 300 anos, índios, rebeldes e escravos morreram pelas mãos do Estado. Fonte: Aventuras na História.

Palmeiras.

Com mudanças em relação ao time da Primeira Academia de Futebol da década de 1960, Ademir da Guia e Leivinha comandaram o primeiro título nacional da segunda era de craques, 1972, que, assim como a primeira, encantou até torcedores dos principais rivais. Ademir e César Maluco mantiveram a regularidade, Leivinha chegou comendo a bola e Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Zeca, Edu Bala e Nei se tornaram unanimidades. Em 30 jogos do Brasileiro, o esquadrão só vivenciou a derrota em quatro oportunidades. Foi a quinta vez que a Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o país. Fonte Canal 100.

Os Quatros Pilares da Educação.

PRENDER A CONHECER – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
APRENDER A FAZER – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
APRENDER A CONVIVER – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
APRENDER A SER – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Uma educação fundamentada nos quatro pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe seja condizente, como:
* Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social;
* Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da Pergunta, Editora Paz e Terra, 1985);
* Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;
* Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;
* Oferecer um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de aprendizagem;
* Utilizar o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.Fonte:Educação e Transformação.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

A primeira transfusão de sangue documentada.

Em junho de 1667, o médico pessoal do rei Luís XIV, Jean-Baptiste Denys, efetuou transfusão de sangue entre uma ovelha e um garoto de 15 anos, no que mais tarde ficou conhecida como a primeira transfusão de sangue documentada. Após o sucesso da manobra, Denys realizou muitas outras transfusões, embora, devido à falta de conhecimento sobre transfusões entre espécies, os seguintes não tenham tido tanto sucesso quanto o primeiro e alguns pacientes acabaram morrendo. Como tal, a prática provocou muita controvérsia na França e, eventualmente, em 1670, foi banida. No entanto, Denys lançou as bases para o procedimento elementar conhecido como transfusão de sangue. Em 1902, Karl Landsteiner descobriu todos os quatro grupos sanguíneos, ganhando um Prêmio Nobel e tornando as transfusões de sangue seguras e confiáveis. Com sua experiência, Denys abriu o caminho para a prática que continuaria a salvar milhões de vidas em todo o mundo.

Pesquisa realizada pela Equipe Pedagógica de Serra Branca. 22/06/2020.

Administração Escolar Aprovada com 85.5 %. A Direção Escolar, através de Edinho do Feijão e Kiara obteveram aprovação de 85.5%, ou seja, 85.5% classificaram o trabalho prestado como ótimo ou bom.
Já os Professores de Serra Branca, estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido na atual conjutara que se encontra o sistema educacional. Pois obtiveram uma aprovação de 87.2%. Os país classificarm o trabalho prestado pelos mesmos como ótimo ou bom.