A Escola Municipal Cônego João Marques Pereira com sede na Rua Raul da Costa Leão s/n, centro, no Município de Serra Branca, foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1983 pelo prof. Milton Lins de Brito, filho de Serra Branca e residente em João Pessoa, que se preocupava com a Educação de Serra Branca. Autorizada pelo Conselho Estadual de Educação - Resolução n° 25/83, publicada no Diário Oficial dia 14 de abril de 1983. Recebendo este nome em homenagem ao padre falecido nesta cidade, que foi um marco na Educação de Serra Branca, por isso chamado de "O Apóstolo do Cariri.
O Cônego João Marques Pereira chegou nesta cidade no ano de 1942, como pároco. Além de Sacerdote Católico, era professor, fundou uma Escola de Artes, em seguida, uma Escola de 1° Grau (de 1° a 4° série), depois de 5° a 8° série e, por último, uma Escola de nível médio, que funciona até hoje, a atual Escola Estadual Senador José Gaudêncio. Chegado a falecer no ano de 1969.
A Escola Foi fundada a pedido da comunidade, por sentir a necessidade de um curso profissionalizante na área de educação.
Alguns prefeitos contribuíram muito para o seu funcionamento, como: Wamberto Torreão filho, que cedeu o prédio; Juarez Maracajá Coutinho, que assinou convênio entre Escola e prefeitura, colocando professores e alunos do 1° grau menor à disposição, pois até a Escola só funcionava à noite com 5° série e 1° magistério; depois veio Sebastião Bezerra de Sousa, que municipalizou.
Grande benefício este educandário proporcionou a Serra Branca e cidades circunvizinhas, como São José dos Cordeiros, Coxixola, Congo e Sumé.Atualmente a Escola funciona o Ensino Infantil e Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário