domingo, 2 de abril de 2017

A Revolução Russa

                   A Revolução se deu no levante da classe de trabalhadores (operários) junto com líderes e defensores do implante de um novo sistema chamado socialismo.
                   Primeiramente o Império Russo era composto por uma grande população na maioria camponeses e governados pelo czar Nicolau II e outra parte da sociedade era composta pelos nobres rurais.
                   A maioria dos países europeus tinham passado por reformas quanto ao sistema se tornando países capitalista e crescendo no âmbito da industrialização, na Rússia chegou um pouco tarde em industrializar suas ferramentas de produção, tinha um sistema que mantinha seus trabalhadores a altas cargas horárias e baixos salários. Os trabalhadores revoltados com essas injustiças, criaram o Partido Operário Social Democrata Russo, que tinham pensamentos socialistas e revolucionários. Por conta de divergências internas o partido ficou dividido com duas frentes, os Bolcheviques que significava a maioria, liderada por Vladimir Lênin e pensava em uma revolução direta, já os Mencheviques significava a minoria e tinha o pensamento de revolução, primeiro tornar o país uma democracia para depois implantar o socialismo. O governo do czar sofreu com algumas revoltas por parte dos operários, o Domingo Sangrento e a Revolta do Encoraçado Ptemkim. Mas o processo de revolução só se deu depois por conta de que a população também não aceitava o fato das tropas russas estarem na Primeira Guerra Mundial e não ver vitórias, só uma grande quantidade de soldados mortos e o pais também passando por problemas internos. O processo revolucionário se dividiu em três fases: a Revolução Branca, quando os Menchaviques ganhou o poder, a segunda foia revolução Vermelha quando os Bolcheviques tiram o exército Branco do poder, e retirando as tropas russas da Primeira Guerra Mundial, e a terceira fase foi a Guerra Civil onde os brancos tentaram retirar o poder dos vermelhos mas sem sucesso.
                    O Império Russo passa a se chamar União Soviética liderado por Lênin que adota uma Nova Política Econômica (NEP), mas por motivos de saúde teve que sair, começando uma disputa interna entre Trotsky e Stalin, onde Stalinsai vitorioso defendendo que o sistema socialista tinha que ser implantado apenas na Rússia e depois de consolidado ser implantado em outros país. O seu governo foi marcado pela ditadura stalinista onde não aceitava pensamento contrários ao seu governo.

Produção textual feita pela aluna do 3° ano C Danyelle da Silva Santos da Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio. Serra Branca - PB  30/03/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário