Direitos Humanos no Brasil responde carta dos alunos do 3°B da Escola Estadual de Ensino Inovador e Médio Senador José Gaudêncio
A SEDH recebeu dos alunos do 3º ano B, da Escola Estadual de Ensino
Médio Inovador Senador José Gaudêncio, que fica em Serra Branca, na
Paraíba uma iniciativa que vale ser exibida!
Eles estão
desenvolvendo o projeto “Direitos Humanos: uma conquista de todos”. Os
alunos questionam a aplicação do artigo 1º da Declaração Universal dos
Direitos Humanos, que diz que os homens devem agir uns para com os
outros em espírito de fraternidade, mencionando as mortes e o fluxo
migratório na região da Síria.
“A escola escolheu a temática Direitos Humanos, ou seja, igualdade para
todos, onde podemos trabalhar o fim da desigualdade social que ainda
existe... trabalhar juntos para que cada ser humano tenha o direito à
vida, à liberdade de conviver no seu país, com a família.”
O projeto enviou cartas também à ONU e ao Vaticano.
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, ao qual a escola aderiu, foi
instituído em 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da
Educação, como estratégia do Governo Federal para induzir a
reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Saiba mais sobre o ProEMI
sábado, 31 de outubro de 2015
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Professora Cristina França e o Professor Juarez Ribeiro falam na rádio Ind FM sobre as comemorações do dia do professor. Serra Branca 15/10/2015
Professora Cristina França e o Professor Juarez Ribeiro falam na rádio Ind FM sobre as comemorações do dia do professor. Serra Branca 15/10/2015
Alunos do 3° Ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Escreve para o Direito Humanos do Brasil, sobre a temática do Refugiados.
Alunos do 3°B da Escola Estadual Senador José Gaudêncio escreve para os Direitos Humanos do Brasil.
Serra Branca 07/10/2015
Sr Presidente dos Direitos Humanos do Brasil
Somos
alunos do 3ºAno B da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio do Município de Serra
Branca- PB. Estamos desenvolvendo um Projeto juntamente com o professor Juarez Ribeiro
que tem como tema Direitos Humanos uma conquista de todos.
Esse
projeto foi criado desde 2013 quando o
governo estabeleceu o tempo Integral nas escolas do Estado. Desde então a
escola escolheu a temática direitos humanos ou seja igualdade para todos onde
podemos trabalhar o fim da desigualdade social que ainda existe.
Diante
disso, alguns casos vem tirando o sono de muitos cidadãos algum que sofrem algum
tipo de violência. Porém excelentíssimo senhor presidente estamos lhe escrevendo
porque ainda não conseguimos entender o significado de tais artigos da
Declaração Universal de Direitos Humanos quando a expressão; Todos os seres
humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e
de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
(Artigo 1).
Entretanto
não se consentimos com a
palavra espirito de fraternidade um com outros, por exemplo a guerra que está
acontecendo na Síria milhões de pessoas estão sendo mortas e outras estavam
fugindo para países vizinhos onde muitos não sobrevivem ao travessia do oceano,
onde foi preciso a foto da criança de 3 anos que foi encontrada na beira da
praia para conscientizar o que acontecia com esses imigrantes que estavam
fugindo. Onde está o direito desses cidadãos na declaração dos direitos Humanos.
Atenciosamente,
Alice de Lima
Ana Paula
Alisson Ribeiro
Camila Santos
Gustavo Raylton
Laís Melina
sábado, 10 de outubro de 2015
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Socialização dos projetos de Área de Linguagem: Liberdade de Imprensa = Entitulado a informação precisa. Professora: Graça Antonino e o Projeto de escrita; Escrevver com LIberdade! Aonde posso chegar? Professora Socorro Albuquerque. Escola Estadual de Ensino Médio Inovador - Serra Branca PB 06/10/2015
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
domingo, 4 de outubro de 2015
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Produção textual feito pela aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio: Ana Beatriz Nunes Rodrigues 2° A
Revolução
Francesa
O
primeiro alvo dos revolucionários foi Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1970 marca o inicio do processo revolucionário pois a prisão política era o símbolo da monarquia
francesa.
O lema dos revolucionários era liberdade,
igualdade e Fraternidade, pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro Estado Francês.
Durante
o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França
, porém a família real foi capturada
enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia entre eles
o rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O
clero também não saiu impune, pois os
bens da igreja foram confiscados durante a revolução.
No mês
de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais
que existiam e promulgou a declaração
dos direitos do homem e do cidadão. Este importante documento trazia
significativos avanços sociais, garantidos direitos iguais aos cidadãos além de
maior participação politica para o povo.
A
situação da França no século XVII era de extrema injustiça social na época do
Antigo Regime. O terceiro estado era formado elos trabalhadores urbanos,
camponeses e a pequena burguesia comercial. OS impostos eram pagos somente por
este segmento social com o objetivo de manter os lucros da nobreza.
Também
tinha privilegio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a
nobreza formada pelo rei, sua família,
condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e
muito lucro na corte. A base da sociedade eram formada pelo terceiro estado
(trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos sustentava toda a
sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a
condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades
francesas.
Produção textual feito pela aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio: Ana Carla Silva de Lucena 2° A
Revolução Francesa
Eu
entendi que a Revolução francesa é um
movimento político que se desenvolveu entre 1789 e 1799 na França e provocou grandes transformações
políticas e sociais nesse país. Já no final de um logo processo, a estrutura do
Antigo Regime foi destruída, e os privilégios da nobreza por nascimento,
extintos. Tinha os Estados , o primeiro estado que tinha o alto clero e o Baixo
clero.
O
segundo estado era a nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga e o
terceiro estado camponeses, Sans-Cluettes, pequena burguesia média burguesia e
alta burguesia. Também tem os problemas econômicos que tinha o setor de
alimento setor têxtil e o setor das finanças públicas. Já a necessidade de
mudança incorporados com a manutenção dos privilégios do clero e da nobreza em
meio a crise geral da sociedade francesa. A Revolta aristocrática a França passava
por grave crise econômica. Já que as despesas do Estado eram bem maiores que a
receita. Assembleia nacional bem maiores que a receita estatal. A primeira
constituição da França, elaborada pelos membros da republica e a convenção
nacional a vitória dos exércitos estrangeiros deu nova força aos
revolucionários franceses.