segunda-feira, 29 de junho de 2015
Quero agradecer a todos os internautas pelas 5.701 visualizações do Blog Viva a História, que tem como principal proposta divulgar os trabalhos e pesquisas históricas dos alunos, como também deixar o internauta informados sobre o desenvolvimento do processo histórico.Obrigado e continuem prestigiando este Blog Educacional Viva a História.
segunda-feira, 22 de junho de 2015
terça-feira, 16 de junho de 2015
Produção textual do filme a onda desenvolvdo pelos alunos do 3ºA da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio
E.E.E.M.I Senador José GaudêncioOrientador: Juarez RibeiroAlunos: Bruna Thaís, Beatriz Queiroz, Bianca Assis, José Roberto, Maria Luísa, Mariane Franco, Rossany Celerino, Sarah Brito, Suziely Lopes, Vinícius Antonino, Vitória Araújo, Thaís Morais.Turma: 3 ano ARelatório sobre o filme “A Onda. ”O filme “A Onda”, retrata de forma contundente o modelo autocrático de se governar. O professor Rainer é ministrador de um curso sobre autocracia que durará uma semana. A fim de que os alunos compreendessem melhor tal forma de governo, ele decide aplicar em suas aulas um experimento prático aos alunos que, empolavam-se com a ideia e a aceitam, com exceção de uma minoria.Os alunos criaram um modo coletivo de se viver e passaram a defender o grupo ao qual pertenciam, ultrapassando os limites impostos pelo professor Wenger, como quis ser chamado, logo começaram as intimidações por parte da Onda ao grupo Anarquista, divulgando a sua logomarca por toda a cidade.Como foi falado anteriormente uma minoria não aceitou “A Onda”, dentre essa minoria, se encontrava karo que logo começou a divulgar com uma amiga os absurdos feitos pela Onda.Com o passar dos dias, o professor e sua esposa e alguns alunos perceberam que o movimento estava ultrapassando os limites da realidade, ou melhor, estava transformando-se, em uma monarquia absolutista, num modo de governo ditatorial, já que os casos promovidos, sobretudo pelos alunos, extrapolavam-se dos limites do contexto social da escola e também do ambiente social externo.Após uma confusão entre os alunos da Onda com os do outro curso, em jogo de polo aquático, o professor em uma reunião decide acabar de vez com A Onda, que tomará proporções inesperadas por muitos que estavam naquela sala em reunião.
Produção textual do filme a onda desenvolvdo pelos alunos do 3ºA da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Senador José Gaudêncio
A Onda
O filme A Onda
relata fatos que ocorreram há muito tempo na política, mostrada de uma forma
diferente aos alunos pelo professor Rainer Wenger. Começando pelos seus
vestimentos, a maneira de agir e os que se recusavam a participar do movimento
eram expulsos do projeto.
Começa a sair do controle quando
os alunos se empolgam levando a autocracia para fora da escola e sua vida
cotidiana, desrespeitando aqueles que não concordavam com “A Onda”. De maneira violenta, saem às ruas espalhando
seu símbolo, pichando patrimônio público... O professor não tinha noção do que
estava acontecendo, mas alguns alunos e até sua mulher, Hanna, alertam sobre as
consequências do movimento. União e rivalidade dominavam os estudantes de forma
tão absurda que já não se mediam as consequências dos seus atos, fazendo tudo que
era mandado pelo professor. Quando Wenger percebe que já está fora de normal,
decidi parar com A Onda mostrando a todos que era exatamente daquele jeito que as
pessoas eram envolvidas e dominadas pelo fascismo e que sem perceberem a
ditadura conseguiu entrar na vida das pessoas.
Ao acabar, alguns alunos se
revoltaram com o fim d’A Onda e de maneira violenta se coloca contra o
professor e os demais alunos tirando a própria vida. E por fim, o professor
Wenger é responsabilizado por toda a tragédia e vai preso.
E.E.E.M.I SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO
Professor: Juarez Ribeiro
Equipe:
Ewerton
Queiroz 3º A
Jonnathan Souto
Luana
Virginia
Eduarda Ferreira
Tatiana Alcantâra
Tatiane Fernandes
Rafaela Tertulino